Agora, a quarta geração do Audi A3 Sportback, que chegará em breve ao mercado nacional, repete a filosofia dos seus antecessores, assumindo-se como o companheiro perfeito para os desafios do século XXI: desportivo, digitalizado e totalmente conectado. Com design progressista, oferece muitas inovações herdadas de segmentos de topo, como os sistemas de infotainment, de suspensão e de assistência à condução.
Distinto: design e iluminação
O novo Audi A3 Sportback apresenta proporções compactas associadas ao design desportivo, com a estética atlética marcada nas vias mais largas e no perfil lateral com linha de cintura contínua. Também a nova grelha Singleframe, com dimensões superiores e estrutura em favo, acentua o caráter dinâmico deste automóvel premium compacto.
Os faróis de LED são de série, estando disponíveis como opção os faróis Matrix LED, que consistem numa matriz de elementos de LED num arranjo de três por cinco, que oferecem os mais elevados padrões de iluminação e acrescentam identidade estética com a assinatura luminosa característica. A iluminação da estrada é feita uniformemente. Com elevada precisão, oferecendo o máximo rendimento possível dos feixes de luz, mesmo em curva, e dispensando mecanismos adicionais de articulação. Estas soluções garantem também maior segurança e conforto na condução.
O design desportivo e sofisticado prolonga-se até ao interior. Um interior onde pontuam várias tecnologias de vanguarda, como o sistema MMI com ecrã tátil, o painel de instrumentos digitais – que pode, em opção, dar lugar ao mais completo Audi virtual cockpit – e a plataforma de conectividade Audi connect.
Interior
O interior pode ser enriquecido com o pacote de iluminação plus multicor. Este pacote permite aos utilizadores, em qualquer instante, poderem selecionar 30 cores diferentes para a iluminação ambiente, criando um perfil de cores de acordo com a sua preferência. O ecrã MMI tátil tem 10,1 polegadas e encontra-se embutido numa superfície preta de alto brilho. O habitáculo conta com o painel de instrumentos orientado para o condutor. A consola central com novo design e a patilha de seleção de velocidades (nas motorizações com caixa automática S tronic), tem vincado estilo desportivo e pode ser completado, em opção, com bancos desportivos dianteiros. O comando tátil para controlo do volume reconhece movimentos circulares e é uma novidade na gama do novo Audi A3.
Digitalização facilitada
A mais recente plataforma modular de infotainment MIB3 estreia-se no novo Audi A3 Sportback. Oferece reconhecimento de caligrafia e comando por voz inteligente e em linguagem natural. As funções avançadas de conectividade e de navegação com informações em tempo real, são argumentos que acrescentam níveis mais elevados de eficiência e de segurança à condução.
Todas as funções do sistema de infotainment MMI podem ser desencadeadas de forma fácil, cómoda e intuitiva, até mesmo enquanto se conduz. O ecrã tátil, que faz parte da longa lista de equipamento de série, tem 10,1 polegadas e encontra-se integrado no centro do tablier. Através de equipamentos opcionais, como o Audi virtual cockpit plus (com ecrã com 12,3 polegadas e três modos de visualização distintos) e o head-up display, pode aceder-se instantaneamente a informações adicionais que são exibidas no campo de visão do condutor. Para uma experiência sonora de altos padrões, a Audi oferece em opção o sistema de som Bang & Olufsen 3D Premium. Este sistema de som de alta fidelidade inclui 15 altifalantes de alta performance com subwoofer, amplificador com 16 canais e 680 W de potência total.
MMI Navegação Plus
Por sua vez, o sistema MMI Navegação Plus oferece visualização 3D de edifícios e monumentos das principais cidades europeias. Este sistema da mais recente geração inclui também
- assistência personalizada de rota. Monitorização dinâmica de percursos alternativos nos trajetos habituais, consoante as condições de tráfego (é proposta alteração da rota ao utilizador quando o atraso estimado supera os 5 minutos);
- informações de trânsito em tempo real integradas no mapa através do Audi connect; pesquisa inteligente MMI;
- reconhecimento de caligrafia no ecrã MMI para introdução de caracteres em campos de texto;
- operação por comandos de voz em linguagem natural;
- informação detalhada de rota (pré-visualização no mapa, escolha de trajetos alternativos, pontos de interesse, recomendação de faixa de rodagem, saídas de autoestrada/vias rápidas, mapas detalhados de acessos a autoestradas e cruzamentos);
- utilização de dados da cartografia da navegação para maior eficiência (antecipação da aproximação a subidas e limites de velocidade, por exemplo);
- inserção até 10 pontos de passagem por rota;
- informação detalhada de países (limites de velocidades, portagens, etc.).
Motores potentes e eficientes no novo Audi A3 Sportback
No lançamento, o novo Audi A3 Sportback estará disponível no mercado nacional com uma escolha de dois motores a gasolina
- 1.0 TFSI de 110 cv e 1.5 TFSI de 150 cv – e uma unidade turbodiesel com dois níveis de potência
- 2.0 TDI com 116 cv e 150 cv. O consumo combinado de combustível do 1.5 TFSI de 150 cv é de 4,8-5,1 l/100 km, aos quais correspondem emissões de CO2 no ciclo combinado de 111-116 g/km.
Quanto ao motor 2.0 TDI de 116 cv, temos 3,5-3,6 l/100 km de consumo e 92-96 g/km de emissões de CO2, ambos no ciclo combinado; a variante de 150 cv apresenta consumo de combustível de 3,7-3,9 l/100 km e emissões de CO2 de 98-103 g/km. Todas as unidades proporcionam elevado binário desde regimes baixos e características sofisticadas. Na fase inicial de comercialização, o A3 Sportback é proposto com tração dianteira e caixa manual de 6 velocidades ou transmissão S tronic de 7 velocidades. A alavanca do seletor de velocidades shift-by-wire é uma novidade.
Pouco depois do lançamento no mercado em Portugal, a Audi irá gradualmente alargar a oferta a mais versões de motores. Estão incluidos sistemas mild hybrid, como no 35 TFSI S tronic, que, com recurso a um sistema elétrico de 48 V, integra uma bateria compacta de iões de lítio. A recuperação de energia pode atingir 12 kW, sendo gerada em situações de desaceleração e de travagens suaves. A energia armazenada permite desligar o motor até 40 segundos.
Suspensão confortável e com manuseamento ágil
A suspensão do novo A3 Sportback integra estrutura tipo McPherson. Tem triângulos inferiores no eixo dianteiro e recorre a eixo de torção para o amortecimento das rodas traseiras nas versões com potência inferior a 150 cv. Quando equipado com propulsor com potência superior, possui no eixo traseiro um sofisticado sistema independente multibraços.
A suspensão com amortecimento variável está disponível em opção no novo Audi A3. Apresenta configuração 10 mm mais baixa do que a suspensão de série e melhora o comportamento dinâmico do automóvel consoante as exigências do condutor, sejam elas orientadas para o conforto ou para uma postura mais desportiva. A suspensão desportiva está também disponível como opcional e faz parte do equipamento das versões S line. Esta suspensão tem uma altura ao solo inferior em cerca de 15 mm, por comparação com a suspensão de série.
A direção com assistência variável em função da velocidade equipa de série o novo Audi A3. A direção progressiva, com resposta variável, está disponível como opção e eleva os argumentos da condução mais dinâmica. No capítulo da travagem há a registar a introdução de um novo servofreio elétrico, que garante resposta mais rápida e diminui as perdas por fricção nas pastilhas.
Como é tradição nos modelos da Audi, o novo A3 conta com motorizações com sistema de tração integral quattro, que, associado à direção progressiva e ao opcional Audi drive select, tornam o novo modelo num leal companheiro em qualquer tipo de estrada.
O Audi drive select integra o vasto lote de equipamentos de série do novo Audi A3. Permite adaptar o caráter do automóvel ao estilo de condução, através de cinco modos diferentes. Modos esses que vão desde os mais confortáveis até mais dinâmicos, automáticos ou totalmente personalizados. O modo efficiency pode ajudar a economizar combustível.
Sistemas de assistência ao condutor no novo Audi A3 Sportback
Equipado de série com o Audi connect emergency & service, com pre sense front (para alerta de colisão iminente com função de travagem automática com deteção de veículos, peões e ciclistas) e aviso de saída involuntária de faixa (Lane Departure Warning) com função de intervenção corretiva na direção, o novo Audi A3 ajuda a reduzir os riscos de ocorrência de acidentes, elevando os já excelentes padrões de segurança que caracterizavam a anterior geração. Entre os sistemas opcionais destaca-se o adaptative cruise control. Este sistema ajuda a manter uma distância segura para o veículo que circula à frente e a permanecer dentro dos limites da faixa de rodagem onde se circula. Este equipamento traz benefícios claros para o conforto na condução, especialmente em viagens longas e no trânsito urbano.
Otimizado: o conceito de espaço
O novo Audi A3 Sportback oferece mais espaço e funcionalidade, combinados com dimensões exteriores compactas. O comprimento total é de 4,34 metros (mais 3 cm que o antecessor) e a largura é de 1,82 metros. A altura de 1,43 metros e a distância entre eixos de 2,64 metros mantiveram-se inalteradas. Dependendo da posição do banco traseiro, a volumetria do compartimento de bagagem varia entre 380 e 1200 litros, e o piso de carga pode ter diferentes alturas. A porta da bagageira elétrica, que pode ser acionada com um movimento do pé por baixo do para-choques traseiro, está disponível em opção.
Acessórios Originais Audi: soluções personalizadas para si
A gama de Acessórios Originais Audi permite tornar mais versátil e funcional a utilização do novo Audi A3 Sportback. Entre os produtos existentes destacam-se:
- malas para o tejadilho com diferentes cores e tamanhos,
- jantes capazes de realçar ainda mais o design desportivo do automóvel
- uma ampla seleção de produtos de cuidado e manutenção das superfícies exteriores e interiores.
A oferta em Portugal na fase inicial de lançamento do novo Audi A3 Sportback
Disponível em três níveis de equipamento: Base, Advanced e S line. Com uma escolha de quatro motorizações: duas a gasolina (1.0 TFSI com 110 cv e caixa manual de 6 velocidades e 1.5 TFSI com 150 cv e transmissão S tronic com 7 velocidades) e uma Diesel 2.0 TDI com dois níveis de potência, 110 e 150 cv, com caixa de velocidades manual com 6 relações e transmissão automática S tronic de 7 velocidades, respetivamente.