Com o Inicio da fase de desconfinamento, muitos são os portugueses que procuram turismo ao ar livre e nada melhor que uma road trip por terras do alentejo.
Este tipo de turismo assume-se como candidato a liderar as novas tendências de viagem para o Verão de 2020 procurando fidelizar viajantes, recetivos a novas formas de fazer turismo.
O setor do autocaravanismo, acredita que pode oferecer uma das formas mais seguras para voltar a viajar. Cada vez mais cresce a consciência e a prioridade dada ao “slow travel”, à conexão com a natureza e aos lugares menos conhecidos e massificados.
A Indie Campers, empresa portuguesa líder no aluguer de autocaravanas a nível europeu, confirma esta tendência ao registar um aumento significativo da percentagem de reservas de pessoas que querem fazer turismo no seu próprio país – de 112% em Abril e 165% em Maio, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Nesse âmbito a Indie Campers, propõe uma Road Trip, sob o mote “liberdade”, propondo um turismo de (re)descoberta da região do Alentejo, cujos encantos se estendem muito além das praias.
Road Trip – a sugestão de turismo pelo Alentejo
Parque Ecológico do Gameiro
Situado na freguesia de Cabeção, concelho de Mora, tem como principal ponto de interesse um passadiço de madeira com 1,5km de extensão. Pelo caminho, é recomendado parar para observar e aprender mais sobre a fauna e flora locais num dos vários postos de observação existentes.
O parque conta também com uma ampla zona de lazer, parque de campismo, parque de merendas e um Centro de Interpretação Ambiental, entre vários outros pontos de interesse.
Arraiolos
Visitar esta vila alentejana, é conhecer o coração do Alentejo. Tipicamente alentejana, Arraiolos é conhecida pelo artesanato local, cujo incentivo se recomenda nos tempos que correm. Este percurso contempla uma paragem em Arraiolos para apreciar as razões da fama nacional e internacional dos tapetes e do castelo circular.
Viajando de autocaravana, esta deverá ficar estacionada nas ruas mais afastadas do centro da vila, uma vez que muitas das ruelas não permitem a circulação de veículos e as que o permitem são estreitas para este tipo de transporte.
Monsaraz
A busca pela cultura alentejana continua com uma visita a Monsaraz. Esta vila medieval encontra-se situada no cimo de uma colina com vista para a barragem do Alqueva, o maior lago artificial da Europa. Admirar as cerâmicas, visitar o castelo e caminhar pelas ruelas estreitas, com vistas de tirar o fôlego, são atividades altamente recomendadas.
Há parques de estacionamento gratuitos na parte de fora da muralha. Para amenizar o calor da planície, surge como resposta a praia fluvial de Monsaraz, acessível e galardoada com bandeira azul.
Praia Fluvial Azenhas do Guadiana
O próximo destino desta road trip situa-se em Mértola e fará com que o viajante respire um ar ainda mais puro. As Azenhas do Guadiana são constituídas por duas azenhas e três moinhos de roquete ao longo do açude que atravessa o rio. Antigamente, estes engenhos eram utilizados para a produção de farinha. Esta praia não é vigiada: recomenda-se total atenção quanto aos efeitos da maré e às correntes fortes.
Pego das Pias
A natureza apresenta-se aqui na sua melhor forma. Este pequeno pedaço de paraíso no meio do Alentejo está isolado entre rochas e não sofreu intervenção humana. Chama-se Pego das Pias devido às cavidades circulares da rocha, provocadas por redemoinhos que aconteciam quando o nível da água era superior ao atual.
Praia Fluvial de Odivelas
É hora de descansar antes de apanhar a estrada de volta a casa. A Praia Fluvial de Odivelas é um local calmo e perfeito para aproveitar o último dia desta road trip pelo Alentejo. Muito perto, é possível encontrar um parque de campismo que poderá ser uma opção válida de pernoita. A praia também possui uma boa estrutura de bar, parque de merendas e ampla área de lazer, sendo possível praticar pesca ou outros desportos náuticos.