Uma vez que a situação do país, decorrente da Pandemia, impossibilita a Makro e outras grandes superfícies de terem voluntários nas lojas, este ano os contributos podem ser feitos através da “Ajuda Vale” nas caixas das lojas.
Neste sentido, até ao dia 31 de maio, a Makro disponibiliza códigos em cartaz afixados em todas as caixas, convidando os clientes a participar nesta ação nacional. Esta modalidade, “Ajuda Vale”, já tem sido utilizada em campanhas anteriores, propondo a contribuição através de vales de produtos, em que cada um tem um código de barras específico associado aos bens que cada pessoa queira doar ao Banco Alimentar.
“É com muito orgulho que voltamos a associar-nos à Campanha “Ajude a preencher este vazio” do Banco Alimentar Contra a Fome. Mesmo em situações delicadas como aquela que o país atravessa atualmente, a ajuda não pode parar. Nestes momentos mais vulneráveis a makro Portugal mantém-se sensível às necessidades de muitas famílias, que ficaram privadas da assistência alimentar que normalmente recebem, pelo que apela ao contributo dos seus clientes para ajudar quem mais precisa.”, comenta Isabel Caeiro, Communication & Engagement Manager da Makro Portugal.
Em 2019, os 21 Bancos Alimentares em atividade em Portugal distribuíram 23.382 toneladas de alimentos (com o valor estimado de 31,7 milhões de euros), num movimento médio de 93,5 toneladas por dia útil. Prestando assistência a 2.400 instituições, os alimentos foram entregues a perto de 380 mil pessoas com carências alimentares comprovadas, sob a forma de cabazes ou de refeições confecionadas.
Adicionalmente, e dando ainda a oportunidade a todos aqueles que não têm a possibilidade de se deslocarem, existe ainda a modalidade de doação online através do portal www.alimentestaideia.pt.