Mesmo em período de emergência estabelecido no país devido à COVID-19, o NRP Douro esteve empenhado em diversas tarefas essencialmente vocacionadas para funções de segurança e autoridade do estado no mar, guarnecendo o dispositivo naval padrão da Marinha na Região Autónoma da Madeira. Para além destas funções na Zona Marítima da Madeira, o NRP Douro garantiu a rendição dos vigilantes da natureza nas ilhas desertas e dos agentes da Polícia Marítima.
O navio patrulha Douro, modelo STANFLEX 300, é comandado pelo primeiro-tenente David Manuel Buínho Menúrias e tem uma guarnição de 26 militares. Este navio da Classe Tejo, foi aumentado ao efetivo dos navios da Marinha em 12 de maio de 2017.
Sobre: NRP Douro
O NRP Douro é o segundo Navio Patrulha Costeiro da classe Tejo. É um patrulha modelar do tipo STANFLEX 300, construído na Dinamarca em 1994 como navio de combate, sendo um dos 14 navios contruídos entre 1985 e 1996. Fazia parte de uma esquadra com capacidades polivalentes, dividida por três séries, consoante o tipo de missão principal a que se destinavam.
MISSÃO E EMPREGO
O NRP DOURO, construído em fibra, foi aumentado ao efetivo dos navios de guerra em 2015, após ter sido alvo de uma exigente revisão nos estaleiros do Arsenal do Alfeite S.A., o NRP Douro recebeu a sua Bandeira Nacional em 07 de abril de 2017, tendo sido prontamente empenhado no cumprimento de missões de interesse para o pais, quer em águas nacionais quer em águas internacionais. As principais missões do navio são a fiscalização e controlo das águas sob jurisdição Nacional e a Busca e Salvamento Marítimo.
Sobre Marinha Portuguesa:
A Marinha Portuguesa, também conhecida, de modo não oficial, como Armada Portuguesa, é o ramo das Forças Armadas Portuguesas que tem por missão cooperar, de forma integrada, na defesa militar de Portugal, através da realização de operações navais. A Marinha desempenha também missões no âmbito dos compromissos internacionais assumidos por Portugal, bem como missões de interesse público.
Componentes não militares, responsáveis pelas áreas da autoridade e segurança marítima, a investigação e os assuntos culturais relacionados com o Mar, estão também incluidos na Marinha Portuguesa.