Com apenas dois campeões nacionais já conhecidos, João Dias entre os UTV e Buggy e Sebastian Buhler na classe TT1 nas motos, serão decididos os novos campeões nacionais absolutos nas motos e moto4, o mesmo se passando com as classes TT2 e TT3.
António Maio e Sebastian Buhler irão lutar pelo título absoluto nas duas rodas enquanto que nos Moto4 serão Arnaldo Martins e Roberto Borrego a lutar pelo campeonato nacional. Face ao regulamento que obriga a descontar o pior resultado no final do campeonato António Maio tem 12 pontos de vantagem em termos de campeonato ‘real’ e Arnaldo Martins leva igualmente vantagem – 11 pontos – sobre Roberto Borrego o que lhe permite ser sexto classificado no final da mais longa prova do ano.
Entre os UTV e Buggy a presença de Stéphane Peterhansel será um aliciante extra para os pilotos lusos discutirem a vitória com o ‘Sr. Dakar’ que este fim-de-semana se torna no primeiro piloto a participar na Baja de Portalegre em três classes distintas. A armada lusa será liderada por João Dias, que venceu aqui no passado ano.
No ano que a Baja de Portalegre comemora o seu 30º aniversário conta com mais de três centenas de pilotos inscritos divididos pelas motos, moto4 e UTV/Buggy. Esta prova alentejana será mais uma vez uma grande festa da modalidade e promete concentrar muitos milhares de espectadores ao longo dos mais de 400 quilómetros de corrida divididos pelos seus dois dias de competição (sexta-feira 28 de Outubro e Sábado 29 de Outubro).
Com centro nevrálgico na NERPOR junto à cidade de Portalegre o primeiro momento da prova será realizado na noite de quinta-feira, 27 de Outubro, com a cerimónia de apresentação de todos os pilotos e equipas concorrentes no Jardim do Tarro naquele que será o lançamento oficial desta 30ª edição da prova alentejana.
Nos dois dias seguintes, os pilotos cumprirão a parte desportiva da competição, com o dia de sexta-feira a ser reservado pela manhã aos poucos mais de 5 quilómetros do prólogo na Herdade das Coutadas junto a Portalegre e ainda o primeiro sector seletivo com pouco mais de oitenta quilómetros que será realizado durante a tarde e que terá partida em Ponte de Sôr. No Sábado a caravana cumpre apenas um sector seletivo que será decisivo quanto aos vencedores da Baja e também do campeonato nacional.
Destaque especial para a realização da Mini-Baja, que mais uma vez abre a prova aos pilotos mais jovens, os quais, terão pela frente dois sectores seletivos, na sexta e no Sábado, num total superior aos 100 quilómetros.