Acolhidos pelo Motor Clube do Estoril e oriundos de 21 nações distintas, desde os Estados-Unidos ao Japão, pilotos e equipas marcam a entrada em pista do primeiro campeonato do mundo de motociclismo a regressar à competição após a pandemia do Covid-19. Organizado pela Dorna, o mesmo promotor do mundial MotoGP, este é o derradeiro ‘degrau’ de acesso ao ‘paddock’ do MotoGP, tendo passado por este mesmo FIM CEV Repsol pilotos como Casey Stoner, Jorge Lorenzo, Marc Marquez ou Miguel Oliveira que em 2010 discutiu o título nas 125cc com Maverick Viñales.
Com apenas um terço das pessoas instaladas na ‘aldeia’ que é sempre o paddock de qualquer prova de campeonato do mundo – no Estoril estão 900 pessoas ao contrário das habituais 2700 – por força das limitações impostas devido ao Covid-19, o ambiente desde o passado Sábado e por isso muito mais tranquilo e quase que ‘pausado’ quando não se luta contra o cronómetro nos 4182 metros do quente asfalto que chegou mesmo a atingir temperaturas superiores aos 40°. O fim‑de‑semana foi reservado a treinos livres e hoje realizaram-se já as sessões de qualificação com vista às corridas a realizar amanhã – terça-feira – sendo que as caravanas da European Talent Cup e Europeu Moto2 realizam duas corridas e o Mundial Junior Moto3 apenas uma.
Montella segura ‘pole’ NO FIM CEV Estoril
Os homens das máquinas mais potentes, Moto2, foram os primeiros a cumprir as duas sessões de qualificação onde o italiano Yari Montella se revelou o mais rápido aos comandos da Speed UP com as cores do Team Ciatti. Ao rodar em 1m40.627 na primeira sessão o piloto de San Marino deixou a fasquia inatingível para os seus adversários apesar dos esforços do finlandês Niki Tuuli na segunda sessão – realizada com temperaturas mais elevadas – que foi mesmo o mais rápido no segundo confronto mas sem conseguir derrotar o rival nascido em Oliveto Citra. Montella assegurou assim a primeira ‘pole’ do ano no traçado onde no ano passado foi quarto na primeira corrida – caiu na segunda quando era líder – a caminho da sétima posição final na temporada. Alessandro Zaccone foi o terceiro, para fechar a primeira linha da grelha para os dois duelos de amanhã fechando as sessões na frente de Lukas Tulovic e Xavi Cardelús, sendo o quinteto da frente o mais experiente – com inclusões no campeonato do mundo – aos comandos das máquinas mais velozes em pista, ainda na antiga configuração com motor de quatro cilindros Honda ao invés do Triumph três cilindros utilizado desde 2019 no mundial.
20 por menos de 1 segundo
Sem surpresa foi muito discutida a qualificação entre as Moto3, campeonato com selo mundialista reservado aos aspirantes. O Mundial Junior Moto3 viu nomes como Lorenzo Dalla Porta – campeão do mundo Moto3 2019 – Fabio Quartararo ou Jeremy Alcoba nos degraus mais altos dos pódios e no FIM CEV Estoril estão 34 jovens que perseguem o mesmo sonho.
Andamentos muito semelhantes, nível de intensidade elevado a cada curva, espectáculo assegurado…as Moto3 são mesmo assim. No Estoril o homem da ‘pole’ foi David Salvador que tal como Montella nas Moto2 tomou de assalto a primeira posição logo na sessão matinal. Durante a tarde, e com o asfalto bem mais quente, foi mais de um segundo mais lento mas manteve a ‘pole’ face a Pedro Acosta, também ele mais rápido na primeira sessão, como aliás foram os cinco primeiros da grelha. O brasileiro Diogo Moreira fechou a primeira linha da grelha num pelotão muito ‘fechado’ e onde os 20 primeiros ficaram separados por menos de um segundo.
Alonso confirmou
Na única categoria que melhorou o registo no decorrer da sessão da tarde foi David Alonso quem se manteve igualmente no topo da tabela classificativa. O jovem piloto da equipa de Jorge Martinez ‘Aspar’ tinha sido o mais veloz na primeira sessão de treinos livres e voltou a repetir a dose na segunda, mas desta feita com um registo mais alto que anteriormente e que lhe valeu mesmo a primeira ‘pole’ do ano com quase meio segundo de vantagem face a Ángel Piqueras, o segundo por força de uma melhor volta na mais fresca sessão da manhã. A fechar a primeira linha num pelotão com 41 pilotos ficou o holandês Zonta VD Goorbergh, filho do ex-piloto Jurgen VD Goorbergh e que está, no Estoril, mais uma vez a alinhar naquela que é a ‘porta de entrada’ no FIM CEV.
Amanhã realizam-se as cinco corridas que integram o programa desta primeira ronda do FIM CEV 2020, com a primeira delas a ter início às 11 horas da manhã depois dos ‘warm-up’ abrirem o programa do dia. Espera-se novamente muito calor, corridas intensas e um grande nível de competição, infelizmente de ‘portas fechadas’ devido às restrições sanitárias, mas com transmissão televisiva na Sport TV e também no Youtube (canal oficial do FIM CEV Repsol).