A Rua da Escola Politécnica, no Príncipe Real, serve de morada desde 2018 ao Clube Lisboeta, restaurante com um conceito original que, é tanto urbano e intimista como autêntico e tradicional. Na carta, o melhor dos vários continentes através de pratos que relembram outras paragens ou abrem o apetite para as conhecer.
Se ir ao Clube Lisboeta não é uma possibilidade para si, o serviço de take away coloca-lhe o “mundo” a seus pés – ou à porta de sua casa/escritório – com a entrega de alguns dos principais pratos da carta.
Mas, se não é bem uma refeição que lhe apetece, o Clube Lisboeta tem também uma Mercearia onde pode comprar (in loco ou em regime de take away), o pão de fermentação natural, as compotas ou os vinhos que também pode degustar à mesa do restaurante.
Define-se como A Way of Life Around The World e é exatamente isso que espelha a nova carta. A começar, uma tábua de queijos onde se unem Itália, França e Portugal.
De seguida, uma moqueca de peixe do Brasil, um Gua Bao de Leitão da China ou uns Ovos Rotos com Presunto, Espargos e Cogumelos de Espanha.
E voltando a Lisboa, podemos apreciar um Bacalhau à Brás que promete ficar na memória. Cada um de nós tem a sua ideia de qual é o melhor Bacalhau à Brás do mundo – muitas vezes é o que a nossa mãe faz! – mas este, com cremosidade e intensidade de sabor em igual medida, consegue balançar o coração de qualquer um.
Mas nesta altura em as saudades da nossa capital, são muitas, agora que nos apetece percorrer as ruas da nossa Lisboa, sentir o cocktail de aromas que nos são familiares e que apaixonaram o mundo inteiro, o Clube Lisboeta, presenteou os alfacinhas com uma nova esplanada, mesmo em frente à Igreja de São Mamede.
Aqui, nasceu um recanto onde se servem cocktails e refeições mais leves – os imperdíveis caracóis, uma salada de frango, um bowl de salmão fumado ou um hambúrguer de novilho – e onde se pode viver a cidade como deve de ser: perto (mas com a distância necessária) de quem passa, com o sol a aquecer a pele e os sons urbanos como banda sonora.
Ou não estivéssemos nós no Clube Lisboeta.