Fruto de uma iniciativa privada e com o claro objetivo de homenagear a história e identidade única deste território o Wool – Festival de Arte Urbana da Covilhã, iniciado em 2001, foi o primeiro evento destas características no interior do país, contando atualmente com mais de 40 obras de vários artistas nacionais e internacionais, espalhados pela cidade.
Chegando um pouco mais tarde que o habitual devido á pandemia do Covid-19, esta edição traz-nos uma programação adaptada a todas as normas de segurança emanadas pela DGS. Neste contexto, todas as atividades previstas, serão realizadas, essencialmente, ao ar livre.
Pintura mural, estreia nacional do filme “Martha: a Picture Story”, conversas com a artista, visitas guiadas e workshops, são algumas das atividades que integram a programação do Wool 2020.
Entre os convidados desta 7.ª edição do Wool, surgem nomes de alguns dos artistas mais promissores da arte urbana a nível mundial, com o Jofres Oliveras e Alberto Montes, para além dos portugueses Tiago Galo e Catarina Glam, artista que criará um conjunto de peças que serão instaladas por vários locais do centro histórico da Covilhã.
Nesta 7.ª edição, destaca-se ainda a estreia do documentário MARTHA: A PICTURE STORY, realizado pela australiana Selina Miles, que regista o percurso da foto-jornalista Martha Cooper, cujas fotografias realizadas ao longo das últimas cinco décadas, a tornaram um ícone deste movimento artístico global.
Para além dos artistas visuais/plásticos já mencionados, será patente ao publico uma exposição de fotografia denominada SERRA AO ALTO, do reconhecido fotografo covilhanense Rui Gaiola. Este fotografo especialista em fotografia de paisagem e viagem dará ainda uma palestra e masterclass.
Integrado na programação do Wool – Festival de Arte Urbana, haverá ainda um workshop de estamparia de carimbos e também as já usuais Conversas com Artistas e as Visitas Guiadas por todas as obras deixadas na Covilhã em mais uma edição do Wool.
Veja aqui a programação completa do Wool 2020.
Artigo relacionado: