Terminado o período de Verão cabe ao Circuto do Estoril marcar a entrada nas derradeiras duas rondas do CNV 2020, ambas a realizar no traçado junto a Cascais e que neste derradeiro trimestre do ano acolhe importantes e decisivas etapas de diversos campeonatos de motociclismo.
Na contabilidade do CNV esta terceira recepção do Motor Clube do Estoril ao campeonato pode ser importante pois alguns títulos podem aqui ser decididos, ao mesmo tempo que alguns pilotos do mundial de resistência (EWC) apostam na prova para ‘tomar pulso’ ao traçado que no final do mês irá acolher a derradeira ronda dessa série, sendo também por isso um motivo ‘extra’ de interesse.
Com o programa dividido uma vez mais entre Sábado e Domingo poderão ser revelados os primeiros campeões do ano, sendo seguro que será novamente um fim‑de‑semana marcado por excelentes corridas e com grandes momentos de competição que têm marcado uma época que infelizmente continua a ser realizada sem a presença de público nas bancadas ou ‘paddock’ por força das restrições impostas pelas autoridades.
Conheça aqui os horários da prova no Circuito do Estoril
Sobre:
O Autódromo Fernanda Pires da Silva, popularmente conhecido como Autódromo do Estoril é o autódromo, localizado no Concelho de Cascais. O autódromo era o principal e maior de Portugal até à construção do Autódromo Internacional do Algarve em 2008. A pista possui 4,36 quilómetros e 13 curvas (4 à esquerda e 9 à direita).
Durante 13 edições (de 1984 até 1996), Estoril abrigou o Grande Prêmio de Portugal de Fórmula 1. Foi na pista do Estoril no seu ano de estreia em 1984 que o austríaco Niki Lauda conquistou o tricampeonato. Em 1985, o brasileiro Ayrton Senna obteve a primeira pole e vitória na categoria, e em 1993 o francês Alain Prost conquistou o tetracampeonato. O circuito deixou de estar presente no calendário da MotoGP no ano de 2012. A terceira ronda da História da A1 Grand Prix foi realizada neste circuito, no dia 23 de outubro de 2005.
O circuito foi construído no ano de 1972, num planalto próximo do Estoril, por iniciativa de Fernanda Pires da Silva que idealizou, ao lado do arquiteto brasileiro Ayrton Lolô Cornelsen, o autódromo do Estoril e lhe empresta o nome, lutou contra tudo e todos para o erguer, em 1972, nos terrenos adquiridos ao amigo Lúcio Tomé Feteira.
Em julho de 2015, a Câmara Municipal de Cascais anunciou a compra da sociedade gestora – a Circuito do Estoril, S.A. – ao Estado por 4,92 milhões de euros, mas a operação foi rejeitada pelo Tribunal de Contas em fevereiro de 2016 e não se concretizou, por não ter sido considerada “adequada às atribuições dos municípios”.