O filme “A Vida é Agora”, do Turismo Centro de Portugal, é o grande vencedor da competição nacional da 13.ª edição do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, que decorreu durante quatro dias em Viseu.
O filme, “A Vida é Agora” produzido pela Slideshow para o Turismo Centro de Portugal, venceu o Grande Prémio do Festival ART&TUR, destinado à melhor produção portuguesa em competição. Além deste galardão, o júri, composto por 31 especialistas de todo o mundo, distinguiu o mesmo filme com o 1.º lugar na categoria Responsabilidade Social e o 1.º lugar na categoria “Destinos – Regiões”, ambos na competição nacional, e com o 2.º lugar na categoria “Destinos – Regiões”, na competição internacional.
“A Vida é Agora”, realizado por Simão Lopes e Tiago Cardoso, da Slideshow, é um sinal de esperança e renascimento, gerado em plena pandemia. O filme foi apresentado a 31 de maio e partilha uma mensagem de esperança e de renascimento, após o mundo ter despertado em 2020 para uma realidade imposta pela pandemia de covid-19.
Muitos outros filmes produzidos e filmados na região Centro foram igualmente premiados no certame. Foram os casos de “Fragas de São Simão“, da autarquia de Figueiró dos Vinhos, que além de vencer os People’s Choice Awards ganhou também o 2.º prémio na categoria Turismo Rural, na competição internacional, e o 1.º lugar em Ecoturismo, na competição nacional; de “Sound of Centro” e “Living it together“, ambos filmados em Torres Vedras, que conquistaram os dois primeiros lugares em “Destinos – Cidades”; ou da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, que viu os seus filmes serem distinguidos nas categorias Campanha Publicitária, Turismo Cultural, Gastronomia e Turismo Desportivo. Também a autarquia de Viseu foi contemplada com prémios nas categorias MICE e Arte, Música e Cultura, assim como a autarquia da Figueira da Foz, em Turismo Cultural. Uma produção na Nazaré foi igualmente distinguida na categoria Hotéis & Resorts. Finalmente, o documentário “A Máscara de Cortiça“, rodado nas Aldeias do Xisto, venceu prémios em Etnografia e Sociedade e Melhor Documentário até 30 minutos.
“Sentimo-nos muito honrados com mais esta importante distinção, atribuída por um júri internacional, ao mais recente filme promocional do Centro de Portugal. Um filme que nasceu numa época particularmente difícil para todos e que pretende assinalar, de forma leve e despretensiosa, que há turismo para além da pandemia e que, depois de um período difícil, haverá tempo para a região, o país e o mundo renascer, com otimismo”, considera Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal.
“Esta distinção comprova a resiliência e o carácter dos territórios desta região, que são de baixa densidade e afastados dos centros de decisão, os quais conseguem superar-se através de uma estrutura inovadora que os junta e que se traduz nesta oportunidade de se promoverem através de canais internacionais. Aproveito para felicitar as entidades da região que foram também premiadas neste festival, nomeadamente as autarquias de Viseu, Torres Vedras, Figueiró dos Vinhos ou Figueira da Foz, da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões e das Aldeias do Xisto. É a prova eloquente de que as entidades e empresas da região têm uma grande capacidade de inovação, criatividade e empreendedorismo, justificativa da aposta no desenvolvimento de um novo instrumento financeiro que sirva para atrair produções audiovisuais a estes territórios”, acrescenta. .
Na competição internacional, o grande vencedor foi o filme “The Nameless Call”, dirigido e produzido pela empresa italiana Wow Tapes. Nele, acompanhamos uma viagem de autocarro pela natureza intocada da Costa Rica, passando por florestas tropicais, praias, vulcões e cascatas, numa relação sagrada entre a natureza e os homens.
Pelo segundo ano consecutivo, o Festival ART&TUR voltou a dar ao público a oportunidade de decidir a atribuição de prémios – People’s Choice Awards – através do sistema de votação pública no website do Festival. O filme “Fragas São Simão“, também filmado na região, realizado por Rafael Almeida e produzido por Ana Clara Saragoça, foi escolhido pelo público como o melhor filme de turismo na competição internacional, com um total de 990 votos. Na categoria de melhor filme de turismo na competição nacional, o grande vencedor do voto do público, com 1131 votos, foi “The Clever Way to Travel“, realizado por Pedro Amorim Rodrigues e produzido por Ana Moreira. Nos documentários, o vencedor foi “Lousada – Reencontro com a Natureza“, realizado por Pedro Miguel Ferreira e Joaquim Pedro Ferreira e produzido pela empresa PlaySolutions Audiovisuais, que conseguiu juntar 1905 votos.
A cerimónia de entrega de prémios decorreu no Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu. Durante os quatro dias do Festival, foram exibidos os 72 filmes que compõem a short list de filmes distinguidos pelo júri, escolhidos entre os 295 filmes que concorreram.
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