Em Portugal, o tema dos vinhos rosés assume cada vez uma maior relevância estando estes na senda do grande protagonismo alcançado pelos vinhos brancos. Não se trata de uma moda, mas sim e tão somente de uma razão: a grande qualidade dos enólogos e/ou dos produtores portugueses.
Atualmente os rosés portugueses apresentam uma elevada qualidade e a comprová-la (como se tal fosse necessário) estão os rosés premium, verdadeiros topos de gama, ou o facto de já serem vários os produtores que apresentam dois rosés, um de entrada de gama e outro de topo.
Em termos de qualidade e apresentação, o paradigma dos vinhos rosés mudou drasticamente em Portugal na última década. Há ainda um ponto, que embora em crescendo, carece de ser ‘limado’, a adesão do consumidor nas épocas não estivais.
Joana Reis e Ricardo Macedo são os convidados desta semana do Sommeliers Storytellers que tem como tema “O Impacto e a Abordagem Atual dos Rosés”
O encontro para mais uma emissão do Sommeliers Storytellers está marcado para as 21h30 desta segunda-feira, 26 de abril, e terá transmissão em direto nos canais oficiais do programa.
Sobre:
Joana Reis
Sommelière Lagos Avenida Hotel
Estudou Estudos europeus na Universidade de Lisboa – Faculdade de Letras.
Joana Reis, foi um dos cinco sommeliers de referência em Portugal que elegeram o lote final dos vinhos Conde Vimioso Sommelier Edition.
Ricardo Macedo
Enólogo Vinhos tranquilos DOC DOURO SOGEVINUS
Licenciado em Engenharia Agrícola pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, desde sempre esteve ligado à viticultura e enologia. Fez a primeira vindima no grupo Sogevinus Fine Wines em 2003 e desde então permanece nesta empresa. Actualmente é responsável pelos vinhos DOC do grupo, que engloba várias marcas de prestigio como a Kopke, Burmester, Calem e Barros. Entre outras actividades, é apaixonado pela apicultura em termos práticos e científicos.