O Garrafeira Branco 2019 da Herdade Aldeia de Cima ergue-se com inspiração na riqueza singular do terroir da Serra do Mendro. Aqui, a quietude do tempo permite interpretar as origens, respeitando os elementos primários: solo, clima e casta. Neste branco de balseiro, um vinho único e intemporal, encontram-se texturas finas, notas minerais e aromas intensos a fruta fresca, combinadas com a complexidade que as castas autóctones plantadas em altitude, e temperadas pelos ventos frescos do Atlântico, lhes conferem.
Herdade Aldeia de Cima Garrafeira Branco 2019
GERAL
Primeira vindima: 2019
Proprietário: Luísa Amorim
Enologia: Jorge Alves e António Cavalheiro
Viticultura: Joaquim Faia
VINHA
Sub-região: Vidigueira
Solos: xisto-argiloso
Vindima: manual
Modo de produção: integrada
Rendimento médio: 40hl/ha
NOTAS ADICIONAIS PRODUÇÃO
Castas: 70% AntãoVaz; 25% Arintoe 5% Alvarinho;
Fermentação e estágio: balseiro Radoux nr. 7 de carvalho francês novo de 3000 litros durante 9 meses
Estágio em garrafa: 10 meses
Alcool: 14% alc.
Acidez: 5,6g/l
Engarrafamento: junho2020
Produção: 5820 75cl gfs; 115 1,5 l gfs
VINDIMA
De 26 agosto a 27 setembro 2019.
O ano viticola foi atípico do ponto de vista climatérico, não pelo inverno de baixa pluviosidade –reduzindo focos de potenciais doenças –mas sobretudo, pelas grandes variações das temperaturas médias, o que potenciou um ligeiro avanço no ciclo vegetativo.
Este avanço foi-se esbatendo com as chuvas da Primavera e a evolução registada foi bastante favorável à qualidade fitossanitária das uvas.
Amplitudes térmicas acentuadas permitiram maturações equilibradas e excelentes níveis de acidez.
Decorrendo de forma regular, com mostos de elevada qualidade, resultaram em vinhos profundos, de notável exuberância aromática, densos e de elevada elegância.
GARRAFEIRA
De uma paisagem única e de uma riqueza singular na sua diversidade e terroir, a Serra do Mendro dá-nos a inspiração essencial para criar vinhos únicos, distintos e intemporais.
A quietude do tempo permite-nos interpretar as origens, respeitando os elementos primários: solo, clima e casta.
Com fermentação e estágio em balseiro de 3000 litros de carvalho francês, buscamos texturas finas, notas minerais e aromas intensos a fruta fresca combinada com a complexida de que as castas autóctones plantadas em altitude e temperadas pelos ventos do Atlântico lhe conferem. Uma enologia de contemplação preserva-lhes o carácter exclusivo, o estágio em balseiro dá-lhes o equilíbrio natural, intensidade, linearidade, a sofisticação e a classe que apenas este berço poderia proporcionar. Finalmente, percecionamos que o Alentejo pode caber dentro de uma garrafa!