Equipa de hóquei em patins do Sporting vence a Liga Europeia de hóquei em patins, este domingo e sagra-se assim Bicampeã Europeia da modalidade. Os Leões de Paulo Freitas venceram o FC Porto, no Luso, por 3-4 (após prolongamento) na final da Liga Europeia e conquistaram a competição pela segunda vez consecutiva.
O FC Porto adiantou-se no marcador logo aos quatro minutos, com um remate forte de Reinaldo García que face a um desvio no stick de Rafa acabou no fundo das redes dos leões.
O jogo estava dividido e o Sporting ia tendo mais intervenções perto da baliza adversária. Gonzalo Romero e Toni Pérez não conseguiram concretizar as oportunidades de golo
O Sporting viria a reduzir a desvantagem aos 14 minutos. A esgotar-se a primeira parte, Gonzalo Romero atirou de muito longe e Matías Platero, com um habilidoso desvio, trocou as voltas a Xavi Malián e faturou 2-1. Ao intervalo a desvantagem era mínima para o Sporting deixando tudo em aberto para a segunda parte.
O Porto apareceu mais interventivo na segunda metade e nos primeiros minutos deu algum trabalho a Ângelo Girão, com uma das bolas a ir mesmo ao ferro dos leões.
Alessandro Verona teve boas oportunidades no stick aos 28 e 30 minutos e Toni Pérez também ficou a centímetros do golo pouco depois. Aos 38 minutos Toni Pérez faz o golo do empate ao recarregar um tiro forte de Gonzalo Romero, defendido por Xavi Malián.
O empate a duas bolas prevaleceu no final do tempo regulamentar, tenho o jogo ido para prolongamento.
O FC Porto começou melhor o prolongamento tendo tido
duas bolas aos ferros de Ângelo Girão, mas no terceiro minuto do tempo extra, Telmo Pinto assistiu Toni Pérez e este fez o desvio fatal para o 2-3. A reviravolta estava consumada e, pela primeira vez, eram os Leões a comandar o marcador.
Pouco depois, Reinaldo García viu o cartão azul por um braço na cara de Alessandro Verona. No livre direto, Gonzalo Romero foi eficaz e superior a Xavi Malián, aumentando a vantagem do Sporting CP para dois golos (2-4). Aos oito minutos do segundo tempo do prolongamento, os dragões beneficiaram de uma grande penalidade e Gonçalo Alves conseguiu a reduzir para 3-4.
Os últimos instantes foram de grandes emoções no Luso. Guillem Cabestany, treinador do FC Porto, viu o cartão vermelho e o Sporting teve mais um livre direto, mas, desta vez, Gonzalo Romero não conseguiu marcar. Com mais um jogador em campo o Sporting conseguiu segurar a vantagem e vence assim Liga Europeia de hóquei em patins.