O Volvo C40 Recharge é o primeiro automóvel da história da marca projetado para ser exclusivamente elétrico. As suas caraterísticas de SUV combinam-se num perfil mais baixo, significando a entrada da Volvo Cars num novo segmento.
O Volvo C40 Recharge apresenta um novo design e caraterísticas nunca antes vistas nos automóveis da marca.
“O Volvo C40 Recharge é um automóvel que simboliza a eletrificação. Tem a personalidade do XC40, que tem sido tão apreciada pelos nossos clientes e adiciona uma expressão ainda mais dinâmica e um perfil esguio. É um produto realmente atraente para pessoas que procuram os aspectos fáceis da convivência com um SUV numa declaração ainda mais moderna ” refere Robin Page – Head of Design – Volvo Cars
As semelhanças com o Volvo XC40
O Novo Volvo C40 Recharge oferece a mesma sensação de força e o caráter forte do Volvo XC40 mas é capaz de, ao mesmo tempo, adicionar capacidade atlética e leveza. Este conceito de abrir novos caminhos a partir de algo familiar está bem espelhado em pequenos detalhes individuais: os faróis Martelo de Thor têm tecnologia pixel de última geração e ajustam-se automaticamente e de forma independente às condições de luz de forma a optimizar a iluminação. Os emblemáticos faróis traseiros verticais estão agora segmentados, testemunhando o desafio da engenharia de criar uma versão moderna de um design clássico.
O mesmo DNA
Também à semelhança do XC40, o Volvo C40 começou com um esboço espontâneo de um dos designers da equipa, o desenho de Yury Zamkavenka.
“Costumamos dizer que atingimos o solo desde a ideia inicial, o que não acontece com muita frequência. Nas raras vezes em que isso acontece, costumam florescer as idéias com mais caráter, pois são provenientes da declaração mais pura que é o primeiro esboço. Este automóvel é construído sobre a solidez do XC40, mas de uma forma mais dinâmica. Essas combinações fornecem uma expressão totalmente diferente, embora ainda carreguem o mesmo DNA”, salienta Jon Mayer – Head Exterior Design.
Esse DNA Volvo distingue-se por uma abordagem escandinava nas linhas do automóvel. As várias secções são esculpidas de uma forma sólida, criando uma sensação de pureza refinada – uma confiança discreta
“O C40 comunica solidez, que surge também associada a uma sensação de segurança. É um automóvel poderoso mas protetor, que esculpimos de forma a torná-lo o mais leve e eficiente possível” segundo T. Jon
Natureza e Luz
Utilizando esses princípios de design – além da inspiração das paisagens escandinavas com os seus ambientes tranquilos, a sua luz e muita liberdade de espaço – a confiança do design exterior está também ligada a um design interior que se caracteriza por efeitos calmantes da natureza. O grande tecto de vidro panorâmico aumenta a ventilação da cabine, aproveitando ao máximo os dias curtos de inverno e confundindo a linha entre o exterior e o interior durante as brilhantes noites de verão.
“Na Suécia temos tonalidades escuras e cinzentas na maior parte do ano mas, quando o sol brilha, as cores ganham vida com uma vibração maior e diferente de outros lugares. A relva parece mais verde, o mar parece mais azul. Isso reflete-se na arquitetura local uma vez que as casas têm muito vidro, projetado para deixar entrar a luz com as plantas abertas a espalharem-na no interior. Luz e natureza são partes fortes da cultura sueca e são temas importantes que transportámos para o interior do C40”, sublinha Lisa Reeves – Head Interior Design.
A nova cor Fjord Blue, encontra inspiração nas enseadas da costa oeste escandinava. Ela consegue fluir do exterior e criar uma continuação interior que dá cor às grandes faixas de tapete que se estendem do chão às laterais. Isso fornece uma base para os gráficos translúcidos iluminados nos vários painéis das portas dianteiras, que são uma homenagem aos cenários montanhosos serenos do parque nacional Abisko, na Suécia.
“Traçámos a topografia do parque e usámos os contornos para criar um design abstrato digitalizado com um padrão em camadas. Quando a luz das lâmpadas LED atravessa a superfície, ela cria um efeito tridimensional realmente agradável e atmosférico” sublinha Rekha Meena – Senior Design Manager – Cores e Materiais
De mãos dadas com a natureza como fonte de inspiração está a grande quantidade de materiais sustentáveis usados no interior. Os painéis interiores são feitos parcialmente de plástico reciclado, enquanto o tapete é feito com garrafas de plástico PET 100% recicladas. O Volvo C40 é o primeiro automóvel da marca cujo interior não oferece qualquer solução em couro. Como alternativa, apresenta estofos que contêm fibras de lã naturalmente renováveis e uma segunda opção que utiliza uma combinação de tecido de camurça (também feito de plástico reciclado) e material de micro-tecnologia.
“A equipa de cores e de materiais esforçou-se para utilizar materiais inteligentes, inovadores e leves que fossem sustentáveis e combinassem com o desing do C40. Com todas estas novas tecnologias que se estão a desenvolver temos mais liberdade para criar. Os materiais de base biológica são mais atraentes e inovadores do que o couro e tornam o automóvel mais sustentável ”, refere Rekha
No interior, o layout dá uma sensação de organização onde a funcionalidade é crucial. O C40 repete a abordagem organizada do XC40, fornecendo diversas maneiras inteligentes de armazenar todos os objectos ao alcance do braço. O minimalismo é um tema abrangente, que se torna ainda mais evidente quando se olha para o painel de instrumentos.
Um símbolo da próxima geração
A utilização de material reciclado e renovável é crucial neste novo automóvel que faz parte do plano de sustentabilidade da Volvo Cars. O look do C40 precisava também de transmitir a mensagem da eletrificação, e por isso, foram utilizados materiais capazes de combinar simbolismo e funcionalidade.
As rodas apresentam um novo design, influenciado pelo Concept 360c, que a Volvo apresentou em 2018. Elas ajudam na aerodinâmica ao criar um visual dinâmico adequado ao sistema de transmissão, o spoiler traseiro é não só muito caraterístico, como suporta as forças inferiores da viatura e, a linha do tejadilho aumenta a eficiência aerodinâmica conferindo-lhe um design único.
“O aspecto de um automóvel elétrico é muito importante. Creio que no C40 conseguimos uma boa solução, com linhas gráficas fortes e puras”, remata Robin Page – Head of Design – Volvo Cars