O Adega de Palmela Moscatel de Setúbal 10 anos acaba de ser distinguido como o quarto dos 10 Melhores Moscatéis do Mundo no Concurso Muscats du Monde.
Com esta medalha de ouro, a marca de vinhos de Setúbal encontra-se pelo segundo ano consecutivo no top 10 do concurso com o vinho o Moscatel, produto certificado desde 1908 e de qualidade “Superior”. Para além desta distinção, a Adega de Palmela arrecadou uma medalha de prata com o Moscatel de Setúbal DOC, juntando assim duas distinções internacionais.
Com casta de Moscatel de Alexandria, obtido a partir da fermentação de uvas Moscatel e interrompida através da adição de aguardante vínica, maceração pelicular durante um período mínimo de 5 meses, o Moscatel de Setúbal DOC tem menos de envelhecimento. No Lote do Moscatel de Setúbal 10 anos são usadas várias colheitas, onde a mais recente tem pelo menos 10 anos, permanecendo na cave da Adega em barricas de carvalho usadas.
Ambos deverão ser servidos sozinhos ou em alternativa a acompanhar doçaria regional e chocolate a uma temperatura de 16ºC. Este vinho licoroso apresenta uma grande complexidade aromática, evidenciadas notas de frutos secos, nozes, figos e mel.
A 21ª edição do concurso internacional Muscats du Monde® organizado pelo Forum Oenologie, de 7 a 8 de setembro de 2021 teve lugar na cidade de Entre-Vignes (Occitanie, França), reuniu 19 países, tornando esta competição um dos principais eventos do mundo de Moscatéis. Ao longo de dois dias, especialistas internacionais degustaram 182 vinhos tranquilos e espumantes Moscatel, com diversos padrões de qualidade e com condições ideais de degustação que permitem aos juízes conceder 60 medalhas (35 de ouro, 25 de prata).