O surfista português, 24 anos, ex-bicampeão nacional, recebeu um convite da World Surf League e entrará diretamente no evento principal, substituindo o lesionado Alejo Muniz do Brasil. Frederico vai assim poder disputar o título da Vans Triple Crown Of Surfing, um dos troféus mais cobiçados do surf mundial e que já foi ganho por alguns dos principais nomes da modalidade.
Neste momento, Morais lidera o ranking do troféu, estando separado do segundo classificado, John John Florence, por 3700 pontos. Assim, em caso do vitória do novo campeão do Mundo, o surfista português terá de ficar muito próximos deste para ambicionar discutir a vitória da Triple Crown. Recorde-se que Frederico ficou em 2º lugar nas duas primeira etapas deste troféu (Haleiwa e Sunset).
Apesar de não ser a primeira vez que Morais compete numa etapa do circuito mundial (já competiu na etapa de Peniche em 2013, 2015 e 2016), esta será a estreia do surfista português na prova de Pipeline. Até ao momento, não são conhecidos os adversários de Frederico na sua estreia em prova.
O período de espera da etapa começa esta quinta-feira, 8 de Dezembro, e termina no próximo dia 20.