Diogo Piçarra é o Best Portuguese Act dos MTV EMAs 2021 que voltaram às grandes edições ao vivo diretamente a partir da Papp László Budapest Sportaréna, na Hungria, tendo a MTV oferecido uma celebração da música para TODOS. O evento épico, transmitido ontem à noite em 180 países da rede do canal, contou com performances eletrizantes das estrelas mais in da atualidade e homenageou alguns dos maiores artistas do mundo, destacando sempre o poder da música, do amor e da igualdade.
Entre os grandes vencedores da noite, destaca-se Ed Sheeran, que levou para casa os prémios de Best Artist e Best Song por Bad Habits. Lil Nas X foi reconhecido com o galardão de Best Video por MONTERO (Call Me By Your Name). Já a banda sul-coreana BTS reuniu o maior número de vitórias – quatro, no total – nomeadamente Best Pop, Best K-Pop, Best Group e Biggest Fans.
Estreantes entre o grupo dos vencedores dos EMAs, os italianos Måneskin arrecadaram o prémio por Best Rock, enquanto a apresentadora e performerSaweetie arrebatou o Best New. Nick Minaj subiu ao topo da categoria Best Hip-Hop, Olivia Rodrigo mereceu o Best Push, Maluma ganhou o Best Latin e YUNGBLUD foi o Best Alternative.
A estatueta por Best Collaboration foi atribuída a Doja Cat ft. SZA por Kiss Me More, sendo que David Guetta assumiu o posto de rei da eletrónica com o Best Electronic e Billie Eilish foi homenageada com o Video for Good.
Como não podia deixar de ser, a MTV celebrou também todos os vencedores da categoria Local Act de diferentes regiões do mundo, de Espanha à América Latina, da Hungria a África, e Portugal não é exceção. Repetindo a proeza de 2018, Diogo Piçarra foi o mais votado pelo público nacional, face a Bárbara Tinoco, NENNY, Plutónio e Wet Bed Gang, e é assim o Best Portuguese Act dos MTV EMAs 2021.
O reconhecido artista português subiu ao palco em Budapeste para receber esta enorme distinção e teve já oportunidade de agradecer aos seus fãs através das redes sociais: “OBRIGADO A TODOS!!! Quero ver essa bandeira tuga nos comentários!”.
Inspirando-se nas famosas termas da cidade e no rio Danúbio que atravessa Budapeste, o cenário do espetáculo foi construído e cercado por água com palcos que pareciam flutuar.
O astro global e vencedor dos Grammy, Ed Sheeran – que ganhou nas importantes categorias Best Artist e Best Song – deu início à noite rodeado por arte em grafiti néon para apresentar uma animada versão do seu último single Overpass Graffit. Noutra fase do evento, o cantor e compositor britânico voltou a subir ao palco com o seu hit Shivers, líder das tabelas de todo o mundo.
Eleita como Best New de 2021, a anfitriã Saweetie trouxe moda e diversão aos EMAs como momentos inesquecíveis. Falamos de apanhar banhos de sol numa piscina com champanhe num oásis repleto de palmeiras, ou de interagir com soldados inspirados em Squid Game com fatos rosa-choque e máscarasMTV, e até de conversar virtualmente com a sua amiga, a cantora brasileira Anitta, e também de andar de skete. Descendo do céu num floco de neve cintilante, foi a estrela de um medley dos seus sucessos Best Friend, Tap In e OUT OUT.
O cometa da música latina global, agora também vencedor da categoria Best Latin, Maluma trouxe temperaturas elevadas à estreia mundial do seu novo single MAMA TETEMA. O cantor da Tanzânia, Rayvanny, e uma crew de dançarinos juntaram-se ao artista em palco para uma performance de alta voltagem num clube… com chuva.
Já os Imagine Dragons voltaram ao palco dos EMAs com a estreia do seu novo single Enemy. Imersos numa profusão de lasers, a banda de rock campeã de vendas tomou o palco de assalto ao lado do rapper e artista nomeado aos Grammy, J.I.D, e um grupo de dançarinos.
Com um sinal gigante e pirotécnico a dizer MAMMAMIA, os Måneskin, os mais recentes galardoado com o galardão de Best Rock, atuaram pela primeira vez nos EMAs. Vestidos de preto e dourado, o vocalista Damiano David ostentou de forma poderosa umas cuecas de cabedal.
Kim Petras fez história, não só por ser a sua primeira vez neste palco, mas por ser a primeira artista trans a atuar nos MTV EMAs. Envergando um vestido de látex verde combinado com um body preto, a estrela da pop internacional trouxe o sexy e o campo com um medley de duas novas canções nunca antes ouvidas: Coconuts e Hit It From The Back.
A artista britânica em ascensão, Griff, também fez a sua estreia nos EMAs com One Night, sendo acompanhada por uma dançarina sombra e uma dançarina vestida com um conjunto espelhado.
girl in red, a música norueguesa do indie pop e artista do MTV PUSH, também subiu ao palco dos EMAs pela primeira vez para apresentar o seu single de sucesso Serotonin do álbum de estreia internacionalmente reconhecido if i could make it go quiet. Iniciando a performance dentro de uma casa cinzenta, a jovem acaba por sair para se aproximar da audiência antes de a casa voar para fora do palco.
Os OneRepublic, cabeças de cartaz do MTV World Stage, ofereceram uma animada versão do seu single Run à frente de um recinto totalmente lotado na Praça dos Heróis em Budapeste, com um final rematado por fogos-de-artíficio.
O multi-instrumentista, cantor, compositor e vencedor da categoria Best Alternative YUNGBLUD foi o responsável por encerrar a noite com uma atuação repleta de energia e mestria pirotécnica do seu último single fleabag. Durante a performance absolutamente eletrizante, caíram pessoas do céu e o palco foi destruído pelo artista.
O espetáculo contou também com participações especiais da hiper-estrela internacional Rita Ora, da supermodelo Winnie Harlow, do músico e produtor global Ryan Tedder, dos OneRepublic, a WWE Superstar Drew McIntyre, o cantor e compositor mundial e também ator Olly Alexander (que figura na popular série Years & Years), o DJ e produtor universal Joel Corry e a nova estrela e cantora brasileira Manu Gavassi.
Pela primeira vez, os vencedores do MTV EMA Generation Change Award foram homenageados durante o programa, sendo que os galardoados deste ano são cinco jovens changemakers que se esforçam por promover a igualdade e o amor enquanto lutam contra políticas anti-LGBTQ+. A atriz e apresentadoraDrew Barrymore distinguiu os premiados através de uma peça gravada com um discurso tocante sobre igualdade. Os galardoados são Amir Ashour(Iraque), fundador e presidente do conselho da IraQueer; Matthew Blaise (Nigéria), ativista não binário, abertamente gay e fundador do Oasis Project, que apoia pessoas queer na Nigéria; Sage Dolan-Sandrino (EUA), uma mulher afro-cubana queer e trans fundadora de um estúdio criativo e da revista digital TEAM Mag; Erika Hilton (Brasil), a primeira mulher negra e trans alguma vez eleita em São Paulo, no Brasil; e Viktória Radványi(Hungria), membro do conselho da Budapest Pride, a primeira ONG LGBTQ+ feminista e anti-racista da Hungria, que subiu ao palco para receber o prémio em nome dos vencedores, criando um poderoso momento de solidariedade com a comunidade LGBTQ+ global. O MTV EMA Generation Change Award surge de uma parceria expandida entre a MTV Entertainment (MTVE), uma das divisões da ViacomCBS, e a All Out, o grupo líder global de defesa dos direitos LGBTQ+, e faz parte da iniciativa Content for Change da ViacomCBS.
Poderá conhecer os premiados nos MTV EMAs, incluindo Diogo Piçarra, aqui.