A 15 de novembro de 2021, um comboio-bloco composto por 41 vagões partiu numa viagem de três semanas de Dunajska Strada, na Eslováquia para Xi’an, na China. Este comboio-bloco é o primeiro comboio neutro em carbono da GEFCO operado para um cliente que procura soluções de transporte baixo em carbono para bens de consumo. A GEFCO irá compensar as 250 toneladas de CO2 geradas por este serviço porta-a-porta através de investimentos em projetos certificados Gold Standard. Além disso, o comboio será equipado com dispositivos Internet das Coisas (IoT) para garantir rastreabilidade, controlo de temperatura e integridade do produto durante todo o transporte.
Alice Defranoux, Responsável Transporte Ferroviário na GEFCO, comentou: “Enquanto parceiros, é um prazer poder, graças a este comboio neutro em carbono, oferecer ao nosso cliente de longa data uma solução que marca uma nova etapa no desenvolvimento de um transporte de mercadorias sustentável. A procura do mercado por soluções mais amigas do ambiente está a aumentar, especialmente no transporte de longa distância. Na GEFCO, calculamos o impacto ambiental das nossas soluções, pensamos em como minimizar as emissões e propomos soluções de compensação toda emissão de carbono remanescente. O transporte ferroviário é uma maneira excelente de reduzir as emissões de carbono.”
A jornada de três semanas na Nova Rota da Seda inclui uma viagem entre a Eslováquia e Brest-Małaszewicze na fronteira entre a Polonia e a Bielorrússia, onde as mercadorias serão transferidas de vagões ferroviários europeus para vagões russos para se adaptarem à bitola de 1,52 m. O comboio-bloco atravessa a seguir a Bielorrússia e a Rússia antes de chegar a Alashankou-Dostyk, no Cazaquistão, um nó importante da ponte terrestre da eurásia, na fronteira com Xinjiang, porta de entrada na China. As mercadorias serão então carregadas em vagões chineses antes da sua entrega final em Xi’an.