A Volvo Cars acaba de anunciar, à margem do CES, maior evento de tecnologia do mundo, que vai lançar, em breve, uma nova funcionalidade que permite condução autónoma não assistida (Ride Pilot), junto dos seus clientes, nos EUA. A marca adianta ainda que uma vez homologado e credenciado para utilização em autoestradas, o Ride Pilot irá estar disponível como uma subscrição adicional no próximo SUV totalmente elétrico da marca, que será revelado no final de 2022.
A par com esta novidade, a Volvo Cars anunciou ainda que será a primeira empresa automóvel a lançar uma integração direta com o ecossistema Google Home bem como outros dispositivos Google Assistant, mais um importante passo na parceria continua entre a Volvo Cars e a Google. Essa integração direta permite a mais perfeita conexão entre o Google Assistant e os automóveis feita até hoje, e vai possibilitar, aos clientes da Volvo Cars, controlarem as funções do seu automóvel por meio de comandos de voz, frequentemente usados em dispositivos domésticos e móveis habilitados para o Google Assistant.
Como resultado desta estreita colaboração, e de entre as novas funcionalidades, a Volvo Cars disponibilizará, em breve, novas funcionalidades nos seus automóveis com este infotainment, como acesso à plataforma YouTube. Com efeito, o YouTube será a primeira plataforma de vídeo a ser apresentada e disponível para download nos automóveis Volvo na loja Google Play.
Testes piloto para condução autónoma da Volvo vão começar na Califórnia
Em meados deste ano, a Volvo Cars pretende iniciar os testes nas estradas da Califórnia (mediante autorização) onde o clima, as condições de tráfego e o quadro regulamentar proporcionam um ambiente favorável para a introdução da condução autónoma.
O novo modo de condução autónoma Ride Pilot, construído em cima de um padrão de segurança líder na indústria automóvel, irá permitir que a próxima geração dos automóveis Volvo possam libertar mais tempo para os clientes, e tornar a condução de um automóvel ainda mais conveniente e agradável. Esta característica também pode ajudar os condutores a chegar ao seu destino descansados e recarregados, reduzindo a tensão mental que pode surgir com a condução, especialmente em engarrafamentos ou tráfego intenso.
O nome Ride Pilot implica que quando o automóvel está a conduzir sozinho, a Volvo Cars assume a responsabilidade pela condução, oferecendo ao condutor conforto e paz de espírito.
Enquanto referência mundial em segurança automóvel, há muito que a Volvo Cars está a trabalhar no sentido de proporcionar uma condução autónoma e segura aos seus clientes, liderando a indústria na introdução de tecnologia avançada para cumprir este objetivo. Com efeito, na sua próxima geração de automóveis, a Volvo Cars está a estabelecer um novo padrão de segurança, com atualizações de software Over the air em combinação com uma configuração de sensores de última geração. O software é desenvolvido pela empresa de software de condução autónoma (AD) Zenseact em conjunto com a equipa interna de programadores da Volvo Cars e os programadores da Luminar, um dos seus parceiros tecnológicos. Esta nova experiência é permitida por mais de duas dúzias de sensores, incluindo o sensor Iris LiDAR, da Luminar, que trabalha de mãos dadas com o software desenvolvido.
O sensor LiDAR da Luminar irá complementar cinco radares, oito câmaras e dezasseis sensores ultrassónicos no próximo SUV totalmente elétrico da Volvo Cars. Esta configuração padrão de sensores proporciona uma excelente fiabilidade de visão e perceção. Juntamente com a implementação contínua de software OTA, o sistema irá assegurar uma redundância total e permitir que a Volvo Cars alcance uma condução autónoma segura com o Ride Pilot.
“A entrega de um novo padrão de segurança para a indústria requer um nível de testes e verificações rigorosas que irão expandir-se globalmente”, disse Ödgärd Anderson, CEO da Zenseact. “O software Zenseact AD desempenha um papel fundamental neste novo padrão e no caminho para zero colisões”.
Como parte deste processo de verificação, a Volvo Cars já está a testar as funcionalidades de condução autónoma nas estradas na Suécia, juntamente com a Zenseact, e a recolher dados em toda a Europa e nos EUA. Uma vez verificado que é seguro e quando todas as aprovações necessárias forem asseguradas, a ambição da empresa é introduzir primeiro o Ride Pilot na Califórnia, antes de se lançar gradualmente em outros mercados e regiões em todo o mundo.
“A visão da Luminar é a de democratizar a próxima geração de veículos no que diz respeito à segurança e condução autónoma, e já vemos isto a ser uma realidade com a nova plataforma de automóveis Volvo Cars.
Com a tecnologia Luminar como um standard, o próximo SUV terá a oportunidade de ser o automóvel mais seguro em estrada até hoje” – Austin Russel, fundador e CEO Luminar.
Reforço da parceria com a Google traz novas vantagens aos condutores Volvo
Ao viajar num automóvel elétrico, as viagens mais longas podem necessitar de uma paragem de carga – e com a reprodução de vídeo disponível no mesmo, os condutores de automóveis Volvo vão poder desfrutar, na sua pausa para carregamento, de livestreams, notícias, espetáculos ou do último vídeo do seu criador favorito. Note-se que, no entanto, a Volvo Cars não compromete nunca a segurança pelo que só irá permitir a reprodução de vídeos quando o automóvel estiver completamente parado.
“Permitir que os nossos clientes vejam vídeos enquanto carregam ou quando esperam para ir buscar os seus filhos à escola faz parte da nossa promessa de tornar as suas vidas melhores e mais agradáveis”, disse Henrik Green, diretor de produto da Volvo Cars. “Com o YouTube e outros grandes serviços de streaming a chegar em breve, os nossos clientes podem desfrutar da sua pausa no carregamento em vez de a verem como um mero incómodo – tornando a experiência um pouco mais fácil”.
A parceria entre a Volvo Cars e a Google começou quando a Volvo Cars anunciou que seria a primeira a integrar um sistema de infotainment alimentado por Android, com aplicações e serviços Google incorporados. Uma integração perfeita com dispositivos compatíveis com o Google Assistant, o que basicamente transforma os seus automóveis em dispositivos inteligentes.
Esta integração com os dispositivos compatíveis com o Google Assistant e a introdução do YouTube permite que os automóveis Volvo atuem como uma extensão do ambiente de vida dos condutores.
Combinado com um sistema de áudio que pode rivalizar com muitas configurações domésticas e a natureza inerente de descanso dos interiores Volvo – um ambiente fechado que apresenta redução de ruído e assentos confortáveis – o automóvel pode servir como um espaço pessoal extra sem distúrbios. Uma vez que a oferta da Volvo Cars também inclui dados ilimitados, os clientes podem ver YouTube durante o tempo que quiserem.
“O automóvel é um ótimo local para ver vídeos, por isso não me surpreenderia se isto significasse que as pessoas passam mais tempo nos seus Volvos, mesmo quando não vão a lado nenhum”, disse Henrik Green.
Infoentretenimento da próxima geração nos automóveis Volvo Cars com a Qualcomm
A Volvo Cars está a usar as plataformas Snapdragon Cockpit da Qualcomm Technologies para levar o sistema de informação e entretenimento Google Android Automotive nos próximos automóveis totalmente elétricos das marcas Volvo e Polestar para o próximo nível.
Ao potenciar a competência interna de pesquisa e desenvolvimento da Volvo Cars e da empresa de tecnologia Qualcomm, ambas as empresas irão melhorar a capacidade geral do sistema de infoentretenimento de próxima geração de automóveis Volvo Cars, alimentado pelo Google Android, tornando-o muito mais rápido e mais ágil.
O Snapdragon Cockpit Platforms da Qualcomm foi concebido para ser um hub central para computação de alto desempenho. É capaz de cumprir os requisitos altamente exigentes de gráficos, áudio e inteligência artificial no próximo SUV Polestar 3 e no próximo SUV Volvo Cars totalmente elétrico, tudo isto enquanto tem um consumo de energia muito baixo.
Usando as mais recentes Plataformas Snapdragon, o sistema de infoentretenimento da próxima geração da Volvo Cars terá mais do dobro da velocidade, enquanto a sua geração gráfica será até dez vezes mais rápida.
Para a Volvo Cars, a transição para se tornar uma empresa automóvel totalmente elétrica e líder no segmento dos automóveis premium até 2030 significa mais do que simplesmente oferecer automóveis puramente elétricos – inclui também oferecer conectividade contínua, padrões de segurança líderes da indústria, condução autónoma avançada e a melhor experiência de utilização possível. Para apoiar estas ambições, a Volvo Cars está a trabalhar em equipa com líderes tecnológicos globais onde faz sentido.
“A Volvo Cars é uma empresa que acredita na colaboração com líderes tecnológicos como a Qualcomm Technologies Inc. e a Google, para oferecer a melhor experiência aos nossos clientes”, disse Henrik Green, diretor de produtos da Volvo Cars. “Com a tecnologia da Qualcomm no nosso próximo SUV totalmente elétrico, o nosso sistema de infoentretenimento baseado no Google Android irá atingir o próximo nível”.
Juntamente com a Qualcomm e a Google, a Volvo Cars pode oferecer um desempenho líder da indústria em vídeo, áudio e conectividade em sua próxima geração de carros totalmente elétricos.
“O nosso objetivo é apoiar a Volvo Cars através da integração de tecnologia de ponta, escalável e atualizável, que fornece experiências premium hoje e no futuro para os seus clientes”, disse Enrico Salvatori, vice-presidente sénior & presidente da Europa/MEA, Qualcomm Europe, Inc. “Estamos orgulhosos da forte concentração organizacional no sector automóvel que temos na Europa, que se estende através da engenharia, serviços, marketing de produtos e go-to-market”.
Simultaneamente, a colaboração inclui futuras melhorias a serem lançadas OTA (over the air) e ao longo do tempo. Também cria uma base sólida que permite à Volvo Cars continuar a proporcionar experiências premium, conectadas e inteligentes no futuro.