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Coleção junta marcas e personalidades das artes e do desporto para promover joalharia portuguesa no Dubai

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Coleção junta marcas e personalidades das artes e do desporto para promover joalharia portuguesa no Dubai
Coleção junta marcas e personalidades das artes e do desporto para promover joalharia portuguesa no Dubai - ®DR

Com as atenções do mundo sobre a Expo 2020 Dubai, a AORP – Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal assinala a Semana da Joalharia Portuguesa no Pavilhão de Portugal, de 19 a 25 de fevereiro, com a apresentação da mais recente campanha de promoção internacional,Travessia, com vista ao impulso das exportações do setor, que representam atualmente um volume na ordem dos 110 milhões de euros.

Neste âmbito, será lançada a coleção de joias Crossings, criada especialmente para o momento, com a contribuição de cinco marcas de joalharia portuguesa, que representam a nova geração de um setor que, respeitando a essência da joalharia nacional, investe em inovação e tecnologia para se projetar além-fronteiras.

Inspirada pelo Mar como fio condutor da Travessia, a coleção de joias estabelece pontes de cocriação entre cinco marcas e cinco talentos portugueses de destaque nas áreas da arte, da cultura e do desporto. São eles: Jéssica Pina, cantora e trompetista, em conjunto com a Tavares 1922; Gustavo Ribeiro, skater com medalha de bronze no Campeonato Mundial de Skateboarding 2019 em skate de rua, em conjunto com a Mesh; Gaspar Varela, guitarrista, com a Farilu;Blaya, artista musical, em parceria com a Juliana Bezerra Jewellery; Rafael Morais, ator, como parceiro da Magajoias.

O objetivo da joalharia portuguesa no Dubai é que esta coleção exclusiva represente a capacidade de execução da indústria nacional na criação de peças inovadoras, no conceito e na forma – uma joalharia 4.0 preparada para responder às exigências do mercado da moda e do design e à altura de qualquer desafio.

Para Fátima Santos, Secretária-Geral da AORP, “esta coleção é arrojada por projetar o setor numa travessia entre a essência do tradicional e um novo patamar de tecnologia e de digitalização, que se serve do Mar como fonte de inspiração para traduzir a união entre a natureza, o ser humano e a sua descoberta pelo incerto, pelo indefinido, pelo que ainda está por encontrar. É também um caminho para dar expressão a talentos de diferentes áreas e designers que têm algo para dizer ao mundo através da sua arte – e ninguém melhor do que os mais jovens para traduzirem aquilo que é a visão das novas gerações sobre o amanhã”.

 As premissas de uma coleção que aproxima o futuro do setor

São vários os estudos que revelam a emergência de uma nova geração de consumidores no setor da joalharia. A geração Z, que compreende a faixa etária dos 15 aos 25 anos, marca já uma forte presença no mercado e impõe-se como a mais assídua nas redes sociais, nomeadamente, através do WhatsApp, do WeChat, do Instagram e do Tik Tok. Prevê-se, também, que será esta a geração mais consumidora de joias com diamantes após 2025, segundo a De Beers Group, no seu mais recente Diamond Insight Report, onde refere que cerca de 2.6 biliões de pessoas ou 35% da população mundial (a parcela equivalente a esta geração) atingirá a maioridade como consumidores de diamantes nas próximas décadas. Soma-se ainda o universo masculino que, cada vez mais, consome joias como peça fundamental na sua afirmação pessoal.

Nuno Marinho explica: O setor da joalharia e da ourivesaria depende significativamente da tecnologia e da sua capacidade de orientar as suas estratégias pelas redes sociais. Muitos jovens da nova geração afirmam-se pelo seu talento e abrem caminhos a novas áreas de atuação, e foi esse que esteve na base da seleção das personalidades que se uniram às marcas nas cocriações desta coleção. Num setor sempre em busca de renovação, o papel da nova geração de marcas e designers permite-nos promover a criação de pontes com outras gerações através de novas referências para dar asas, assim, à criatividade e à inovação”.

De salientar que este setor marca, de forma evidente, a sua posição na balança das exportações, registando valores superiores a 110 milhões de euros, em 2020, considerando os inevitáveis impactos da conjuntura pandémica, com França, Espanha, Alemanha, Suíça, EUA e Hong Kong entre os principais mercados, culminando num volume de negócios total do setor que ultrapassa os 663 mil milhões de euros.

aNOTÍCIA.pt