Na BTL, a maior feira de turismo do país, o Concelho de Castelo Branco, apresenta-se com um stand próprio onde promete apresentar várias propostas turísticas. Uma delas, a APP, CB Rotas, divulga dez rotas turísticas emblemáticas do concelho. São elas: A Rota Ativa; Radical; Viva; Lazer; Azeite; Bordado; Museus; Murais; Património; e Artes e Ofícios.
Hélder Henriques, vice-presidente da autarquia, sublinhou que “Queremos posicionar o concelho para uma melhor oferta turística, para que mais pessoas nos procurem”, revelando que a aplicação “terá o mapa do concelho em realidade aumentada, haverá estátuas do Jardim do Paço a falar, e apresenta uma montra dos restaurantes, alojamento, atividades e espetáculos, para além de informação áudio sobre o Parque do Barrocal e do Jardim do Paço. Queremos que esta aplicação seja um cartão de visita do concelho”.
Também a gastronomia terá lugar de destaque com “produtos únicos que se diferenciam pela qualidade e diversidade como o azeite, mel e queijo”, enumerou Leopoldo Rodrigues, presidente do Município. O autarca de Castelo Branco acredita que a BTL é uma forma de os mostrar e de desafiar as pessoas a irem à região degustá-los. O espaço destinado à cidade de Castelo Branco dispõe ainda de diversos simuladores para percorrer o concelho de bicicleta ou dar algumas voltas no kartódromo da cidade.
No primeiro dia da feira, estiveram presentes as bordadeiras da cidade, com o seu Bordado de Castelo Branco, realizando-se um desfile de vestidos com aplicações do bordado tão característico daquela cidade e único no mundo. O desfile repetir-se-á no último dia do certame.
Outros ofícios tradicionais da região irão estar presentes, nomeadamente a construção de viola beiroa, com Fernando Deghi, no dia 18, e uma mostra da arte de tecelagem, com Ricardo Martinho, no dia 19.
Filipa Almeida e Ana Domingues, trarão produtos inovadores, ligados ao mel e ao azeite. Como é habitual nestes eventos, haverá espaço para a degustação destes produtos endógenos.
Artigo Relacionado: