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Campeonato de Portugal de Velocidade: regras vão “fazer” corridas emocionantes

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Campeonato de Portugal de Velocidade: regras vão “fazer” corridas emocionantes
Campeonato de Portugal de Velocidade: regras vão “fazer” corridas emocionantes - ®DR

Já são conhecidas as linhas mestras do regulamento desportivo do Campeonato de Portugal de Velocidade (CPV), que arranca nos próximos dias 9 e 10 de abril, no Autódromo do Estoril, e constituirá a competição de maior prestígio e projeção nacional, ao colocar em pista um leque de carros de sonho (Aston Martin, Ferrari, Porsche, Mercedes AMG, Ginetta, Hyundai Elantra, CUPRA León Competitición, Lotus Exige, etc). A pedra de toque das regras será proporcionar corridas tão emocionantes quanto imprevisíveis ao longo da época de 2022.

À semelhança do ano transato, quando os promotores da competição adotaram um modelo de grande sucesso que resultou em corridas verdadeiramente espetaculares e com vencedores diferentes no competitivo Supercars Endurance, para 2022 a estrutura regulamentar do CPV será similar, assente num BoP (equilíbrio de performance) estudado e definido para proporcionar igualdade de andamentos entre os veículos GT4, TCR e GTC.

Há que destacar a particularidade de a categoria GTC, projetada para ser a mais económica, admitir que os antigos GT4 com homologação caducada (Ginetta G50 e Aston Martin Vantage) ou mesmo carros de ex-troféu monomarca possam continuar a competir, como são os exemplos dos Lotus Exige Cup, Porsche 991.1 GT3 Cup, Ferrari 430 Challenge ou Skoda Otavia. Mas a abrangência desta categoria admite ainda “máquinas” tão sonantes e fantásticas como o Ginetta G50, GT4 Nissan 350Z, Porsche 997 GT3 Cup e BMW M2 CS. Para conter os custos dos GTC, destinados a pilotos gentleman drivers, apenas será disponibilizado um jogo de pneus por fim de semana.

Em cada jornada, em vez de duas sessões de treinos livres de 20 minutos passa a haver uma de 40 minutos, sendo que cada uma das duas corridas do fim de semana terá a duração de 45 minutos.

Tal como sucede em qualquer campeonato europeu na categoria GT4, a divisão de pilotos em Bronze e Silver no CPR vai permitir o reconhecimento destes últimos e abrir a oportunidade de poderem ajudar os primeiros. O regulamento admite um piloto Bronze a correr a solo ou ainda uma dupla Bronze. Já no Turismos TCR não existe categorização de pilotos, tal como acontece no seu Campeonato Europeu, e irá ajudar a corridas muito interessantes.

Sendo o Campeonato de Portugal de Velocidade a competição rainha das provas de velocidade nacionais, os seus promotores asseguraram já que todas as jornadas terão transmissão em direto nas redes sociais e no Youtube e a prova mais mediática do ano, o Circuito de Vila Real, será transmitido em direto e gratuitamente no Porto Canal. Esta será, sem sombra de dúvida, uma mais-valia para pilotos e respetivos patrocinadores, tratando-se da prova mais mediática da temporada e que movimenta, no traçado urbano transmontano, milhares de pessoas.

Calendário do CPV/Supercars Endurance

PROVA            DATA                          LOCAL             PAÍS                ELEGIBILIDADE

Evento 1          02/03 abril                    Estoril              Portugal           CPV

Evento 2           14/15 maio                   Jarama             Espanha           CPV/Iberian Supercars

Evento 3           01/03 julho                   Vila Real          Portugal           CPV

Evento 4           30/31 julho                   Portimão          Portugal           CPV/Iberian Supercar

Evento 5*         10/11 setembro             Barcelona         Espanha           Iberian Supercars

Evento 6**        24/25 setembro             Braga               Portugal           CPV

Evento 7           18/20 novembro           Estoril              Portugal           Iberian Supercars

*A jornada de Barcelona terá um regulamento particular e a corrida tem a duração de 2 horas

**A realização da jornada de Braga está dependente da homologação da pista

aNOTÍCIA.pt