Os líderes mais reputados pelos portugueses são Gouveia e Melo, Marcelo Rebelo de Sousa e Rui Nabeiro. Conclusões retiradas pela Consultora OnStrategy que apresenta os resultados do estudo de relevância e reputação dos Líderes Empresariais com os cidadãos Portugueses consolidando a informação referente aos 12 meses de 2021, no âmbito do estudo anual RepScore™.
Este trabalho é desenvolvido de forma contínua ao longo do ano e em conformidade com a certificação das normas ISO20671 (avaliação de estratégia e força) e ISO10668 (avaliação financeira), avaliando os atributos associados à notoriedade, admiração, relevância, confiança, preferência, recomendação, governo e ética, liderança e visão, e impacto nos resultados .
Numa escala de 100 pontos, e entre mais de 100 líderes que foram identificados de forma espontânea e avaliados de forma induzida, este estudo destaca as seguintes personalidades nas dimensões de ambiente social, ambiente político e ambiente económico.
Os líderes mais reputados, são:
LÍDERES SOCIAIS:
- ALMIRANTE GOUVEIA E MELO: 79,4 pontos
- CRISTIANO RONALDO: 78,4 pontos
- CRISTINA FERREIRA: 72,1 pontos
LÍDERES POLÍTICOS:
- PR MARCELO REBELO DE SOUSA: 72,1 pontos
- PAULO PORTAS: 61,6 pontos
- ANTÓNIO COSTA: 50,5 pontos
LÍDERES ECONÓMICOS:
- COMENDADOR RUI NABEIRO (DELTA): 74,9 pontos
- PAULO MACEDO (CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS): 72,3 pontos
- ALEXANDRE FONSECA (ALTICE): 71,5 pontos
Pedro Tavares, Partner e CEO da OnStrategy refere, “ao analisarmos os resultados deste índice em conformidade com as normas ISO20671 e ISO10668 que consolida os atributos de relevância e reputação emocional e racional salienta-se a enorme consistência que regista a avaliação destas personalidades que se destacaram na sua exposição, atuação e relevância durante o ano de 2021 em mais um ano crítico de pandemia”.
O RepScore™:
A OnStrategy é a consultora que assina o estudo RepScore™, e que avalia, desde 2009, o posicionamento e os níveis emocional e racional de reputação associados a mais de 2.000 marcas em Portugal.
Este trabalho é elaborado tendo por base um trabalho de campo que decorre em contínuo durante as 52 semanas do ano junto de mais de 40.000 cidadãos online e mais de 10.000 cidadãos presencialmente ou por telefone, sendo os mesmos representativos da sociedade Portuguesa no que respeita à distribuição geográfica, género, idade e grau de formação.
Esta metodologia assenta numa abordagem qualitativa no que se refere ao Posicionamento da Marca, identificando e explorando todos os valores e atributos referidos espontaneamente, e uma abordagem quantitativa para a Reputação de Marca, indicando e explorando de uma forma induzida a notoriedade, a reputação emocional (relevância, consideração, confiança, admiração, preferência, recomendação), a reputação racional (produtos e serviços, inovação e diferenciação, ambiente de trabalho e bem estar, cidadania e responsabilidade social, governo e ética, liderança e visão, performance de negócio e financeira) e os comportamentos consequentes à perceção reputacional.