A 39ª Volta ao Alentejo em Bicicleta Delta Cafés começa já esta quarta-feira, 16 de março, em Vendas Novas. Entre a “Capital da Bifana” e Évora, onde a prova vai terminar no domingo, vão ser percorridos 721,3 quilómetros com organização da CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e Podium Events. As diversas geografias alentejanas serão percorridas por um pelotão de 130 homens.
A concentração do primeiro dia da Volta ao Alentejo em Bicicleta vai acontecer na Avenida da República, junto à Câmara Municipal de Vendas Novas onde serão vistas as 19 equipas participantes na “Alentejana”, termo pelo qual a competição é carinhosamente conhecida na região e pelos adeptos do ciclismo em geral. A etapa inaugural, com chegada a Sines, terá partida às 11h30. Neste dia inaugural vão ser percorridos 176,7 Km existindo Metas Volantes em Alcáçovas, Grândola e Santiago do Cacém. O final, na Rua da Reforma Agrária, em Sines, está previsto para pouco antes das 16 horas.
As Camisolas
Ao longo dos cinco dias de prova, vão estar em discussão quatro classificações. A que todos mais ambicionam, a “Amarela” Delta Cafés, será entregue todos os dias ao corredor melhor classificado no total de tempos de cada etapa. A Classificação Geral Por Pontos terá como símbolo a Camisola Vermelha Correio da Manhã. A Classificação Geral da Montanha pertence à Camisola Verde Carclasse Jaguar. O Prémio da Juventude será representado pela Camisola Branca CMTV.
Entre as formações participantes, 13 pertencem ao ciclismo nacional com destaque para as Continentais Espanha faz-se representar ao mais alto nível com equipas “Pro Teams”, como a Caja-Rural – Seguros RGA, Burgos BH e Euskaltel Euskadi. As três pertencem à mais alta categoria da UCI União Ciclista Internacional. Há ainda formações da África do Sul, Angola e Colômbia.
Últimos Vencedores
2021 – Mauricio Moreira – (Efapel)
2020 – Prova Cancelada
2019 – João Rodrigues (W52-FC Porto)
2018 – Luis Mendonça (Efapel)
2017 – Carlos Barbero (Movistar)
2016 – Enric Mas (Klein Constantia)