A praia fluvial de Monsaraz, a vila medieval de Monsaraz e o Dark Sky Alqueva foram distinguidos com o Prémio Cinco Estrelas Regiões pelo segundo ano consecutivo. Na quinta edição do Prémio Cinco Estrelas que pretende valorizar e dar a conhecer o melhor de cada uma das regiões, o concelho de Reguengos de Monsaraz viu serem novamente premiados Monsaraz na categoria Aldeias e Vilas, a praia de fluvial de Monsaraz na categoria de Praias, mas também o Dark Sky Alqueva, que tem a sede na Cumeada, na categoria de Astroturismo.
A edição regional do Prémio Cinco Estrelas premeia a beleza e a riqueza das paisagens, a qualidade e a excelência das atrações turísticas, a gastronomia, as manifestações culturais, os monumentos e o património, assim como os negócios regionais que se distinguem pela sua qualidade.
A metodologia dos Prémios Cinco Estrelas mede o grau de satisfação global dos consumidores, tendo em conta os cinco principais critérios que influenciam a sua decisão de compra ou adesão, nomeadamente a satisfação pela experimentação, relação preço-qualidade, Intenção de compra ou recomendação, confiança na marca e Inovação, em três fases de avaliação distintas e complementares: Focus Group e Comité de Avaliação, Testes de Experimentação e Estudo de Mercado à Marca. Esta edição teve a participação de 425 mil consumidores portugueses e no total foram distinguidos 114 ícones regionais e 112 marcas locais.
A praia fluvial de Monsaraz foi inaugurada em 2017, tem 150 metros de extensão, uma torre de vigilância e posto para os nadadores salvadores, posto médico com desfibrilhador automático externo, duches públicos, cadeiras anfíbias, rampas de acesso à água para utilizadores com dificuldades de mobilidade e estacionamento para 500 lugares, incluindo para veículos de pessoas com mobilidade reduzida. A praia tem a bandeira azul, a bandeira de Praia Acessível e a classificação de Praia Saudável e os veraneantes podem usufruir das infraestruturas do Centro Náutico de Monsaraz, nomeadamente um bar/restaurante, parque infantil, zona de merendas, ancoradouro e rampa para acesso dos barcos à água.
Monsaraz recebe atualmente mais de 100 mil turistas por ano vindos de mais de 50 países de todos os continentes, que se deslocam à vila medieval para verem a sua monumentalidade e visitarem o Museu do Fresco, com o Fresco do Bom e do Mau Juiz, o Centro Interativo da História da Inquisição em Monsaraz, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Lagoa, a Igreja da Misericórdia de Monsaraz, os Paços da Audiência, a Igreja de Santiago e a Praça de Armas do Castelo, mas também para assistirem aos eventos culturais que acontecem ao longo do ano.
O Dark Sky Alqueva é um conceito e uma marca destino que representa um território certificado de cerca de 10 mil quilómetros quadrados, desenvolvido sob o tema do astroturismo, que oferece serviços próprios como sessões de observação astronómica, observação solar, workshops de astrofotografia, provas cegas de vinho e eventos como a Dark Sky Party e a Starlight Party. O Observatório oficial do Dark Sky Alqueva está localizado na Cumeada, uma aldeia do concelho de Reguengos de Monsaraz, e está equipado com telescópios de vanguarda para observação solar e astronómica, que permitem uma experiência visual única desde planetas às crateras da Lua, passando pelo céu mais profundo, com uma viagem cósmica por nebulosas, galáxias e enxames de estrelas que se erguem acima de um dos melhores céus do mundo.