Foi em 1931 que marcou a primeira edição do “Circuito Automóvel de Vila Real”. Aqui muitos pilotos se consagraram campeões e ficaram na história de um traçado mítico, que viria a colocar Vila Real, na lista das provas internacionais mais importantes de automobilismo. Um traçado urbano, com características muito próprias e desafiantes para todos os pilotos.
Nuno Augusto, piloto e Vice-Presidente da Associação Promotora do Circuito de Vila Real, tem participado em quase todas as edições do circuito desde 2014, conhece bem as curvas e contracurvas que compõem este traçado que o torna único, “as próprias condições de ser um circuito citadino, um circuito onde o público está muito perto, a dinâmica e a adrenalina da prova é completamente diferente do que acontece noutros circuitos, onde na maioria das vezes corremos sem público”, refere.
Devido à pandemia o circuito teve um interregno de dois anos. Foram longos, difíceis e expectantes para Associação Promotora do Circuito de Vila Real, “houve quase a possibilidade de trazer outras provas a Vila Real, mas a pandemia não permitiu. A Associação esteve completamente fechada ou parada durante estes dois anos, com as limitações que advém da inatividade de uma Associação, mas acima de tudo perderam-se dois anos de história no circuito de Vila Real, dois anos de corridas, dois anos de trabalho, sendo o objetivo principal promover Vila Real, não só como destino para corridas, como também como destino turístico, destino de investimento, mostrar uma cidade moderna capaz de acolher eventos desta dimensão”, afirma.
O Circuito de Vila Real, além de receber o campeonato nacional de velocidade, acolhe aquela que é considerada uma das provas mais importantes em todo o mundo, o WTCR. Apesar de já terem sido canceladas este ano duas provas (República Checa e Rússia), Nuno Augusto não tem dúvidas que a 6ª prova do Campeonato do WTCR se vai realizar, “não temos dúvidas quanto à realização da prova, estamos também expectantes para saber como vai decorrer o campeonato, e esperemos que quando chegar a Vila Real a prova esteja completamente madura com equipas, pilotos e carros estabilizados”.
Para a edição deste ano, que decorre no fim de semana de 2 e 3 de julho, os fãs do desporto motorizado podem contar com as provas do Campeonato de Portugal de Velocidade vai juntar em pista os GT4 com os TCR, permitindo ainda alguns carros Cup na categoria GTC, além dos Legends, Clássicos, 1300 e os troféus Kia e Citroen C1, “felizmente e ao contrário das expectativas as provas da FPAK estão com muita força, com muitos pilotos, e Vila Real é das cidades que tem mais pilotos inscritos e a correr, todos fazem um sacrifício para puderem correr aqui, com o melhor carro com a melhor preparação”, a animação não vai faltar, como acontece todos os anos, “vai ser um ambiente propício à festa , Vila Real vai estar devidamente preparada para receber bem quem nos visita, tanto pilotos como aficionados das provas de automobilismo e esperar que esta prova seja como tem sido as outras, sem dúvida a festa do automobilismo”.