Dois vinhos da Quinta da Alorna acabam de ser distinguidos nos Sakura Japan Women’s Wine Awards 2022. O Quinta da Alorna Abafado 5 Years 2016 e o Quinta da Alorna Reserva das Pedras Castelão 2017 foram ambos premiados com a Gold Medal nestes prémios nipónicos.
O Quinta da Alorna 5 Years 2016 (Fernão Pires) foi ainda alvo de um Special Award, na categoria Fortified Wine, nos Sakura Japan Women’s Wine Awards 2022.
“Estas distinções mostram o caráter versátil dos vinhos da Quinta da Alorna, cada vez mais reconhecidos em Portugal e internacionalmente. Ter dois vinhos distinguidos numa latitude tão longínqua como a do Japão, entre mais de quatro mil vinhos candidatos, e numa prova tão específica como a de maridagem com cozinha japonesa, é um motivo de orgulho para a Quinta da Alorna e para todos nós, que diariamente colocamos todo o nosso empenho em dar a conhecer ao mercado todo o potencial das nossas terras, vinhas e saber”, afirma Pedro Lufinha, diretor-geral da Quinta da Alorna.
O Sakura Japan Women’s Wine Awards é um evento que começou em 2014, como o primeiro concurso internacional de vinhos no Japão julgado unicamente por mulheres, procurando encontrar vinhos que combinem bem com a cozinha japonesa, bem como aumentar o consumo de vinho e promover o género feminino que trabalha na indústria do vinho. O júri do evento é constituído exclusivamente por mulheres especialistas em vinho, nomeadamente sommeliers, enólogas, professoras em escolas de vinho, jornalistas, diretoras de restaurantes e de bares, responsáveis por garrafeiras e cadeias/lojas de retalho, importadoras e distribuidoras.
Os resultados deste evento gozam já de grande reputação no Japão, gerando também atenção internacional. Presidido por Yumi Tanabe, uma entusiasta e professora de vinhos, líder de opinião na sua área no Japão, cresceu gradualmente, tornando-se a maior e mais importante competição de vinhos na Ásia. Este ano, recebeu um número recorde de 4.652 candidaturas, de 25 países. O selo com a medalha “Sakura Award” nas garrafas de vinho nas lojas é um sinal de bom vinho, selecionado por mulheres japonesas e tido como “adequado para a cozinha doméstica” daquele país, reconhecido como tal pelo público nipónico.
Reserva das Pedras Castelão
“Reserva das Pedras” é a mais recente aposta da Quinta da Alorna, marca de vinhos da Região do Tejo, no segmento premium. O controlo de maturação das uvas é bastante rigoroso, sendo a data de colheita bastante precisa. A intervenção na adega é mínima para que todo o potencial do terroir possa expressar-se da forma mais natural possível e a fermentação ocorre a temperatura controlada. Cerca de 30% do lote estagia em barricas de carvalho francês durante nove meses.
O Reserva das Pedras Tinto 2017, produzido a partir da casta Castelão, apresenta-se com uma cor rubi intensa, com aroma fresco a mentol que remete para o local da vinha, rodeada de eucaliptos. Bem integrado com notas de chocolate e frutas pretas. O perfil deste vinho é elegante, a acidez é notável e o final de boca é surpreendente.
Abafado 5 years 2016 Fernão Pires
Produzido pelo método tradicional de abafar o mosto com aguardente, este vinho passa por um estágio de pelo menos cinco anos em barricas de carvalho. Conta com um aroma intenso a mel e frutos secos, onde sobressai o figo e a amêndoa. Combina na perfeição com frutos secos e doces típicos desta época e é o presente que irá agradar a todos os gostos. PVP 6,99€ (75cl com embalagem de oferta). PVP 11,99€
Os vinhos Quinta da Alorna estão atualmente disponíveis nas grandes superfícies, tanto em loja como online, tais como o Continente, Jumbo, Pingo Doce, Auchan, Intermarché e El Corte Inglés, e ainda online na Adegga, Garrafeira Nacional, ou Garrafeira 5 Estrelas. A Loja da Quinta da Alorna, em Almeirim, também poderá ser uma opção.