O novo Opel Grandland X faz a síntese da elegância e do espírito de aventura, através de linhas dinâmicas, aparência moderna ‘todo-o-terreno’ e posição elevada dos bancos característica de um SUV. O Grandland X está equipado com um vasto leque de tecnologias e oferece espaço para cinco ocupantes com respetiva bagagem e equipamento desportivo. Estes são os principais argumentos com que o novo Opel se apresenta num segmento SUV em franco crescimento. Registe-se que na classe dos automóveis compactos (modelo Opel Astra e concorrentes) a fatia de variantes SUV aumentou de sete por cento em 2010 para quase 20 por cento no presente.
O novo Opel Grandland X mede 4,48 metros de comprimento e apresenta-se com projeções curtas numa carroçaria com proporções muito dinâmicas. A pintura pode ser a duas cores, separando visualmente o tejadilho. A estreia do modelo está agendada para o Salão de Frankfurt, patente ao público entre os dias 14 e 24 de setembro.
Excepcionalmente bem equipado e muito bem posicionado para ser realmente competitivo, o Grandland X chega ao mercado no outono e é o terceiro elemento da família de modelos X da Opel, seguindo-se ao Mokka X e ao Crossland X. Por comparação com estes, o Grandland X é cerca de 20 centímetros mais comprido. O novo modelo alarga ainda mais a gama de produtos da Opel no segmento dos automóveis compactos, onde a marca alemã já está presente com o Astra – ‘hatch’ de cinco portas e ‘station wagon’ – e o monovolume Zafira.
«Há um novo modelo pronto para atacar o segmento dos SUV compactos – trata-se do nosso novo Opel Grandland X», afirma o CEO da Opel, Karl-Thomas Neumann. «O nome traduz aventura, independência e plenitude. O Grandland X tem um visual marcante e atrairá novos clientes para a marca Opel. Para além das características SUV, está equipado com tecnologias de topo que tornam a condução segura e divertida ao mesmo tempo. Com o Grandland X, a Opel traz ao mercado um SUV moderno que chama realmente à atenção.»
A lista de modernos equipamentos de assistência à condução e de conforto é extremamente completa: Programador de Velocidade Adaptativo com deteção de peões e travagem automática de emergência, Alerta de Cansaço do Condutor, Assistência ao Estacionamento e Câmara 360 graus são apenas alguns dos destaques. Por seu turno, os bancos ergonómicos certificados pela AGR, o volante com aquecimento, bancos dianteiros e traseiros aquecidos, e o portão da bagageira com abertura elétrica e sensor de pé, estão em evidência entre os elementos de conforto. Tal como todos os Opel, o Grandland X possui sistemas avançados IntelliLink de informação e entretenimento, bem como o sistema Opel OnStar de assistência em viagem e em emergência. Registe-se que o OnStar passou a disponibilizar recentemente dois novos serviços, de reserva de hotéis [1] e localização de parques de estacionamento [2]. As baterias dos ‘smartphones’ podem ser recarregadas por indução, dispensando fios. O Grandland X dá sequência à liderança da Opel no campo da iluminação, apresentando faróis dianteiros AFL (Adaptive Forward Lighting) compostos integralmente por LED. Funções como a Luz de Curva, Comutação Automática Médios/Máximos e o Nivelamento Automático garantem permanentemente a focagem ideal dos faróis para cada situação de condução.
O novo Grandland X garante, acima de tudo, prazer de condução e segurança em todos os tipos de piso. Para isso, recebe o contributo de um sistema ‘Grip Control’ de controlo de tração especial, que permite incursões em terrenos mais desafiantes. Com cinco modos diferentes de funcionamento, o sistema ajusta a distribuição de binário entre as rodas dianteiras, permitindo ‘patinagem’ de uma roda se necessário, e altera o curso do acelerador e os pontos de passagem de caixa de velocidades automática.
Elegância e atenção aos detalhes
Com 4477 mm de comprimento, 1844 mm de largura e 1636 mm de altura, o novo Opel Grandland X é um SUV robusto sob todas as perspetivas. À frente, por cima da proteção inferior, a grelha proeminente ostenta orgulhosamente o logo da Opel, que por sua vez é enquadrado por duas aletas estilizadas que evoluem na direção dos faróis assumindo a forma de barras. O efeito de todo o conjunto, incluindo os faróis estreitos, acentua a largura do automóvel, reforçando a postura dinâmica. No capô do motor surge o tradicional vinco longitudinal, que é uma das assinaturas de ‘design’ da Opel, a par das luzes duplas em forma de asa nos faróis. De perfil, o novo modelo alia num equilíbrio perfeito os elementos de proteção e linhas elegantes. Os arcos de rodas bem pronunciados no desenho dos guarda-lamas e as proteções laterais inferiores dão ao Grandland X um visual ‘todo-o-terreno’ sofisticado. As linhas bem vincadas e a ‘lâmina’ reinterpretada nos painéis laterais identificam o novo modelo como parte da família Opel. A opção de ter o tejadilho pintado de cor diferente acrescenta um toque adicional de personalização. A junção do tejadilho com a carroçaria é enfatizada pelo formato muito original dos pilares C, contribuindo para reforçar o caráter elegante e dinâmico deste novo Opel. Na secção traseira destacam-se os elementos de proteção típicos de um SUV mas é a largura da carroçaria – acentuada pelos faróis afilados e pelo volumoso para-choques – que mais salta à vista, conferindo, uma vez mais, uma postura especialmente dinâmica.
O Vice-Presidente de Design da Opel, Mark Adams, acrescenta um comentário: «O Grandland X é um SUV moderno com uma presença excecional e um ‘design’ marcante, dinâmico e elegante. Elevámos a nossa filosofia de ‘design’ mais um patamar para criarmos um SUV que é, sem dúvida, um dos mais atraentes neste segmento de mercado.»
As mesmas características e a mesma qualidade de execução estendem-se ao habitáculo. O painel de instrumentos e a consola central, com um generoso ecrã tátil no topo, estão bem alinhados com o condutor. A consola está dividida na vertical em três patamares distintos para facultar o acesso mais intuitivo às principais funções de infoentretenimento, climatização e chassis. Revestimentos e painéis são de qualidade e com linhas simples, proporcionando aos ocupantes um bem-estar inegável de classe superior. Como seria de esperar, a posição dos bancos é elevada, facilitando entradas e saídas, e oferecendo excelente visibilidade em todos os sentidos. A longa distância entre eixos de 2675 milímetros permite libertar espaço abundante no habitáculo, que consegue acomodar confortavelmente até cinco ocupantes e respetiva bagagem. A bagageira tem capacidade de 514 litros, aumentando para 1652 litros com os bancos rebatidos. Com esta volumetria, o novo Opel Grandland X pode ombrear até com as ‘station wagon’ mais espaçosas da classe dos automóveis compactos.
[1] Através do ‘booking.com’. Requer endereço de e-mail e cartão de crédito
[2] Através do Parkopedia