O Autódromo do Estoril vai receber a primeira jornada de Racing Weekend, que marca a abertura da época nacional de velocidade já no dia 28 de Abril.
Campeonato Nacional de Velocidade Turismos (CNVT)
Época nova, campeonato, carros e pilotos novos; quase se pode resumir desta forma, a jornada inaugural do CNVT, que se continua a reger pelas regras TCR. Sendo o segundo ano que tal acontece, facilmente se poderá entender o acréscimo de concorrentes e da qualidade dos projetos que se prevêem para a época que está prestes a arrancar, apesar da conjuntura economicamente menos favorável.
A principal novidade desta época é a integração dos campeonatos Português e Espanhol e desta forma é criado o Campeonato TCR Ibérico. Esta novidade acrescenta valor e notoriedade a ambas as competições e permite também competir em novos circuitos e defrontar outros pilotos, o que abre maiores possibilidades para quem pretender seguir uma carreira internacional, sem trocar de carro, pois a unidade de regulamentos assim o permite.
Francisco Mora parte com o título de Campeão 2016 no currículo e como em equipa que vence não se mexe, volta a apostar no Seat Leon TCR. Mas daí para a frente, tudo o mais são novidades.
Francisco Abreu volta a apostar no VW Golf GTI da Novadriver, mas agora segue o exemplo de Mora e alinha sozinho. Rafael Lobato “migrou” para a Veloso Motorsport, vai fazer equipa com Patrick Cunha e estreiam uma das grandes novidades da época, o Audi RS3 LMS. Outra das novidades é o Kia Cee´d TCR, que vai ter João Baptista e José Pedro Faria, ao volante.
Nuno Baptista continua a apostar no Seat Leon, mas agora a dividir a condução com Edgar Florindo. Cesar Machado mantém-se na Speedy Motorsport, com o Seat Leon, mas agora tem Manuel Pedro Fernandes, como companheiro de equipa. Gustavo Moura vai-se sentar num Seat Leon da Baporo, cuja condução é dividida com Faust Salom, o Campeão Espanhol de resistência. Eduardo e Ricardo Leitão constituem mais uma das novidades, ao volante de um Seat Leon.
Clássicos
Três campeonatos vão marcar presença no Circuito Fernanda Pires da Silva.
O Campeonato Nacional de Clássicos reuniu 21 conjuntos, onde se destacam naturalmente os habituais animadores das posições da frente das corridas, com, certamente, reedições das lutas Porsche/ Ford, com João Pedro Silva e ter alguma vantagem com o carro alemão neste traçado. Do outro lado estrão Joaquim Jorge, Rui Alves e Rui Azevedo, certamente.
Em discussão vão estar as vitórias nos Históricos 65, 71, 75 e 81; os Grupos 1 e 5 e as duas Taças 1600 (H65 e H71).
O Campeonato Nacional de Clássicos 1300 reuniu 14 inscritos. O destaque, a fazer fé nas época anteriores, prevê-se ser dos Datsun 1200 e nomes como José Fafiães, Arnaldo Marques e Carlos Cruz, saltam à vista. Também nos 1300 se vão discutir as vitórias nos Históricos 71 e 75, no Grupo 1 e nas Taças 1000 (H71 e H75).
O Campeonato Legends promete igualmente emoções. João Novo assume o favoritismo, com o Ford Sierra RS500, quer à geral, quer nos Pós-históricos de 90. Mais uma vez vamos assistir, certamente, a lutas interessantes entre os Pós-históricos 99 e 99+2000, os LCC 99, a categoria Especial e ainda os Alfa-Romeo 156 e Fiat Punto dos FEUP 3 e 2, respetivamente.