As Pousadas de Portugal celebram este ano 75 anos de história, de preservação da portugalidade e de defesa do património material e imaterial. Para assinalar esta data, convidaram a José Maria da Fonseca para recriar um vinho que conseguisse enaltecer o rico património gastronómico nacional. O resultado é a criação de um vinho comemorativo, o Vinhas de Algeruz Premium Vineyards 2015 que pretende ser um vinho perfeito para acompanhar qualquer momento gastronómico.
Este singular e exclusivo vinho tinto da Vinha Grande de Algeruz, de autoria do enólogo Domingos Soares Franco, localizada na Península de Setúbal, foi produzido a partir das castas Syrah e Castelão e estagiou seis meses em barrricas de carvalho francês e americano, seduzindo pelo seu luxuriante tom vermelho e surpreendendo com um aroma frutado e um ligeiro toque a madeira.
Tendo um paladar aveludado pelos suaves sabores das frutas vermelhas e da baunilha, com taninos marcadamente presentes e bem incorporados, assume-se como o acompanhamento perfeito para os mais típicos pratos da gastronomia nacional. As iguarias confecionadas com carne de caça ou aves e os indulgentes queijos regionais harmonizam de forma absolutamente sublime com o Vinhas de Algeruz. Informação à Imprensa Julho 2017
A compra da Vinha Grande de Algeruz em Palmela em 1989 representa um marco na história da empresa. Com esta vinha de elevado potencial, não só pela sua dimensão, 210 hectares, como por todas as opções técnicas que alteraram a viticultura da região da Península de Setúbal, a José Maria da Fonseca assume a responsabilidade da produção das uvas da maioria dos seus vinhos.
Vinhas de Algeruz Premium Vineyards vem desta forma dar a conhecer esta importante vinha e fazer o seu justo reconhecimento.
Disponível de norte a sul do país, nos restaurantes das Pousadas de Portugal está também disponível nos supermercados Pingo Doce de todo o país.
PVP recomendado: 9,99 euros
Informação Técnica Vinhas de Algeruz 2015
Classificação: Vinho Regional Península de Setúbal
Castas: Castelão (75%) e Syrah (25%)
Tipo de Solo: Argilo-Calcários
Produção de Vinho: 45.000 Litros
Notas de Prova:
Cor: Vermelha
Aroma: Frutado a amora muito madura, mirtilo, baunilha e especiarias
Paladar: Suave, marcado pela fruta vermelha (amoras), longo e persistente mas com taninos suaves
Final de Prova: Longo
Envelhecimento: 6 meses em carvalho francês e americano
Engarrafamento: Abril 2017
Modo de Servir: Servir a uma temperatura de 14ºC , consumir a 16ºC, como acompanhamento de aves, caça e queijos.