O Periquita Original e branco serão os vinhos servido a bordo dos aviões da TAP na Rota do Brasil durante o mês de e Agosto.
Periquita é a marca de vinho europeu mais vendida no Brasil. Criado em 1850, Periquita esteve sempre intimamente ligado ao mercado brasileiro pelo que a escolha da rota não poderia ter sido mais acertada.
António Maria Soares Franco, vice-presidente da José Maria da Fonseca refere: “É para nós uma enorme honra termos sido escolhidos pela TAP para sermos o vinho da Rota do Brasil durante o mês de Agosto. Esta é uma óptima oportunidade para consolidar a força da marca neste país, que é um dos principais mercados de exportação da José Maria da Fonseca e com o qual temos uma ligação íntima e histórica”.
Sobre Periquita
O vinho Periquita é conhecido como o primeiro vinho tinto engarrafado em Portugal. Essa inovação traduz a sua originalidade e, o reflexo da Portugalidade surge da sua presença na mesa dos portugueses – de todos nós – desde 1850.
O vinho produzido na Cova da Periquita desde logo provou ser o melhor da região dando origem a que os outros proprietários pedissem a José Maria da Fonseca varas daquela casta para plantarem nas suas próprias propriedades. Desta forma, o vinho tornou-se conhecido em Azeitão como o vinho da Periquita, passando a ser comercializado pela José Maria da Fonseca como Periquita.
Embora não possa ser avançada com exactidão a data em que a primeira colheita foi produzida, é porém certo que o Periquita já estava a ser produzido em 1850, tendo a colheita de 1886 recebido a medalha de ouro na Exposição de Vinhos de Berlim em 1888.
José Maria da Fonseca registou a marca Periquita em 1941. Por este motivo, o Periquita é na actualidade a mais antiga marca Portuguesa de vinho de mesa comercializada tendo adquirido, ao longo do tempo, uma crescente popularidade em Portugal e uma considerável notoriedade em mercados tais como a Suécia, o Brasil, Reino Unido, Estados Unidos da América, Canadá, Dinamarca e Noruega.