Inspirada pelo ambiente que se vive, por estes dias, na ilha do Porto Santo, a população, residente e visitante, respondeu, de forma bastante positiva, às novidades introduzidas, este ano, no Programa do Festival Colombo, entre as quais o espetáculo de cavaleiros e cavalos que marcou o arranque deste segundo dia.
Novidades que, segundo explica a Diretora Regional do Turismo, Katia Carvalho, “pretendem enriquecer o evento mas, também, afirmar a sua diferença e autenticidade, com elementos que reforçam os usos e costumes daquela época”.
Elementos que sustentam, na opinião da Diretora Regional, “toda a recriação histórica e cultural levada a cabo, dando-lhe uma outra vivacidade que contagia as pessoas e faz com que haja ainda maior participação”.
Paralelamente, sublinha, o espaço que foi criado para as crianças “resultou na perfeição e veio dar uma resposta que muitos pais procuravam, em anos anteriores, fazendo com que também os mais pequenos se sintam envolvidos na festa”.
E é precisamente em Festa que prossegue o Festival, neste segundo dia, com grande animação à mistura.
Os espetáculos teatrais e musicais alegram os presentes, com a gastronomia típica da época a marcar pontos e a conquistar as atenções, numa procura que satisfaz Katia Carvalho.
“Depois da moldura humana a que assistimos, ontem, por ocasião do desembarque de Cristóvão Colombo, é gratificante ver que, hoje, a procura pela festa continua e se reforça, o que revela que as pessoas estão a aderir e se revêm neste Festival”, sublinha a Diretora Regional, acrescentando que é “com base e graças à população e às opiniões que nos chegam que este evento tem crescido, tem ganho notoriedade e irá continuar a crescer, nos próximos anos”.
Recorde-se que o Porto Santo recebe o Festival Colombo com a melhor taxa de ocupação de sempre, situada nos 94%, mais 10 pontos percentuais que em 2016.
A Festa termina amanhã, com espetáculos diversos e muita animação itinerante.