No sábado, dia 14 de outubro, a iniciativa “Viva Termas Centro” chega às Termas do Cró, oferecendo às famílias um dia repleto de animação e atividades gratuitas. A iniciativa, desenvolvida pelo projeto Termas Centro, tem como objetivo dinamizar as 22 estâncias termais da região centro, proporcionando às famílias fins de semana diferentes, com atividades no âmbito da natureza, da gastronomia, da saúde e bem-estar e da cultura.
As atividades irão iniciar-se pelas 9h30, com um passeio pedestre interpretativo de seis quilómetros, onde os participantes são convidados a percorrer parcialmente uma pequena rota da rede de percursos do Sabugal denominada “Termas do Cró”. O ponto de encontro será na entrada no balneário das Termas do Cró.[1]
Das 11h30 às 12h30 os participantes poderão visitar o balneário termal onde são convidados a usufruir de uma experiência termal: uma hidromassagem. A oferta desta experiência termal pretende dar a conhecer ao público os benefícios do tratamento e da água termal do Cró. O ponto de encontro será na receção das termas. [2]
Às 15h00 celebra-se a gastronomia regional com uma visita a uma produção agrícola, onde os participantes poderão saber mais sobre a agricultura que se pratica no município do Sabugal e, como o Verão apressou as colheitas das primeiras castanhas, haverá tempo para realizar um magusto acompanhado de outras histórias trazidas pela Sandra Nobre. O transfer é disponibilizado pela organização e partirá da receção do Cró Hotel & Termal Spa às 14h30. [3]
A celebração da gastronomia não fica por aqui: pelas 17h00 os participantes irão aprender a aliar a tradição gastronómica a uma dieta saudável num workshop de degustação que contará com as dicas da chefe Cristina Manso Preto e do nutricionista Pedro Botelho. O workshop terá lugar nas Termas do Cró.
A cultura não podia faltar neste sábado e, pelas 18h30, a Companhia Boca de Cão apresentará o seu novo espetáculo: Alforria – A vida numa carroça. Este é um espetáculo em viagem, onde o público se poderá surpreender com diferentes histórias e juntar-se à descoberta de outras ilusões contadas.
Entre as 10h30 e as 12h30, e entre as 14h30 e as 16h30, o público poderá pôr a criatividade em dia na Oficina de Cartazes ministrada por Bruno Borges. Na Oficina de Cartazes os participantes irão planear e concretizar cartazes que sensibilizem a comunidade para as propriedades terapêuticas da água termal e para a sustentabilidade deste recurso. Os participantes poderão aprender a realizar estes cartazes recorrendo a técnicas básicas de impressão. A oficina terá lugar nas Termas do Cró.[4]
Durante todo o dia os participantes podem ainda divertir-se com os Jogos do Hélder, jogos de inspiração medieval, pensados para miúdos e graúdos.
O Ciclo de Eventos, promovido pelo projeto Termas Centro, para além de dinamizar a competitividade turística das estâncias termais da região centro, pretende desmistificar a ideia de que ir às termas é uma atividade exclusiva dos mais sénior. A iniciativa, que começou no inicio de julho, irá passar por várias estâncias termais da região centro.
As Termas do Cró são a décima quarta estância termal a receber o Ciclo de Eventos, e a terceira no distrito da Guarda, que ainda irá receber a iniciativa nas Termas de Almeida – Fonte Santa.
[1] A atividade requer inscrições prévias que podem ser feitas na receção das termas ou pelo telefone 271 589 000. Recomenda-se ainda que os participantes tragam água, chapéu, protetor solar, roupa e calçado adequados para caminhar.
[2] A experiência termal tem inscrições limitadas que podem ser feitas na receção das termas ou pelo telefone 271 589 000. Para usufruírem da experiência termal os participantes deverão levar fato de banho, touca e chinelos.