O Sistema Marítimo Autónomo Hidrográfico X-2601 é um catamaran equipado com um feixe simples e sonar lateral, à semelhança dos navios hidrográficos. A sua elevada autonomia, atualmente cifra-se em 20 horas, é garantida através de um gerador elétrico. Este veículo irá permitir um salto tecnológico do Instituto Hidrográfico na operação das brigadas hidrográficas, aumentar a segurança e o alcance das áreas em estudo. Também em ações de catástrofe e sempre que requerido, a Marinha poderá colaborar com este Sistema Marítimo Autónomo Hidrográfico nas ações solicitadas pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
A CEOV foi criada em outubro de 2017. É uma iniciativa estratégica de transformação do setor operacional da Marinha Portuguesa que permite dar resposta às rápidas mudanças que surgem ao nível tecnológico. No decorrer do combate à pandemia de Covid-19, esta célula produziu um protótipo de ventilador de baixo custo que já se encontra em processo de acreditação.
Sobre a Marinha
A Marinha Portuguesa, também conhecida, de modo não oficial, como Armada Portuguesa, é o ramo das Forças Armadas Portuguesas que tem por missão cooperar, de forma integrada, na defesa militar de Portugal, através da realização de operações navais. A Marinha desempenha também missões no âmbito dos compromissos internacionais assumidos por Portugal, bem como missões de interesse público.
Componentes não militares, responsáveis pelas áreas da autoridade e segurança marítima, a investigação e os assuntos culturais relacionados com o Mar, estão também incluídos na Marinha Portuguesa.
Artigos recentes relacionados:
Marinha reabre espaços culturais com visitas gratuitas
Marinha na inovação no combate à pandemia
Covid-19 Marinha realiza descontaminação em Centro de Apoio Social