A recordista nacional do lançamento do peso, Auriol Dongmo, vence em França, no Meeting de Lievin e fica definitivamente incluída nas listas das melhores lançadoras ao conseguir um novo triunfo com uma marca de 19,18 metros.
A sportinguista fez mais um concurso extraordinário, com dois lançamentos acima de 19 metros: abriu com 17,97 metros, e depois conseguiu 18,36 m, 19,18 m, 19,15 m, 18,77 m e 18,97 m. neste que é uma das principais provas do circuito mundial
Atrás da portuguesa ficaram a alemã Christina Schwanitz (campeã mundial em 2015), com a marca de 18,93 m, e a norte-americana Raven Saunders (quinta classificada nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro), com a marca de 18,66 metros.
Ver esta publicação no Instagram
BIOGRAFIA
O objetivo de Auriol Dongmo para Tóquio 2020 é claro: quer uma classificação que a leve ao pódio na competição de lançamento do peso.
Depois de ter participado nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, Brasil, pelos Camarões – seu país de origem – e nos quais foi 12.ª classificada, com um lançamento de 16,99, a atleta naturalizada portuguesa fez subir os seus objetivos e já conseguiu marca de qualificação para Tóquio com 18,57, vencendo o Grande Prémio do Brasil, em São Paulo.
Para apresentar como resultado de referência, Auriol Dongmo escolhe significativamente o recorde de Portugal do lançamento do peso, que bateu em agosto de 2020, com 19,53. A superação de tentar chegar sempre mais longe é, de resto, o que mais aprecia na modalidade.
Como fontes de inspiração para a sua carreira, a lançadora elege Deus, recaindo nas músicas de inspiração religiosa a sua predileção.
Perfeitamente integrada na sociedade portuguesa, à mesa, Auriol Dongmo dá prioridade a um bacalhau à brás. Os tempos livres aproveita-os para descansar.
Para quando terminar a carreira desportiva ainda não tem planos definidos.
Artigos relacionados com “Auriol Dongmo vence em França”:
Auriol Dongmo bate o recorde de Portugal e estabelece a marca mundial do ano
Auriol Dongmo vence e Claudia Bobocea bate recorde pessoal, na Polónia
Meeting de Thum : Auriol Dongmo vence e Tsanko Arnaudov é Segundo
Auriol Dongmo bate recorde de Portugal no Lançamento do Peso