Estes prémios, considerados os ‘Óscares do Desporto Português’, destacam os atletas e dirigentes desportivos, e suas conquistas, distinguindo os melhores desportistas da época de 2019, nas categorias de atleta masculino, atleta feminino, equipa, treinador e jovem promessa.
Em ano olímpico, a Confederação do Desporto de Portugal, atribuiu prémios a 35 atletas e 5 equipas, não se esquecendo de quem luta todos os dias por resultados e por levar Portugal pelos quatro cantos do mundo. A nível ético e profissional, a Confederação premiou os melhores dos melhores do desporto em Portugal.
O selecionador nacional de andebol, Paulo Jorge Pereira foi eleito o treinador do ano por levar a seleção nacional a alcançar o melhor resultado da sua história, ao alcançar o sexto lugar no Euro 2020.
A seleção de hóquei patins, campeã mundial em Espanha, foi galardoada com o troféu de equipa do ano, enquanto que Mariana Machado, foi distinguida como jovem promessa do atletismo.
De parabéns esteve o judo com dois galardões atribuídos. Jorge Fonseca, campeão do Mundo em -100 kg, foi distinguido como melhor atleta masculino e a judoca Patrícia Sampaio com o prémio de melhor atleta feminina.
Na ocasião, foram ainda reconhecidos e aplaudidos, cerca de 40 títulos europeus e mundiais, nas categorias de juniores e seniores, em individuais e equipas.
O piloto Paulo Gonçalves, vítima de uma queda no Dakar 2020, foi condecorado a título póstumo, com o Colar de Honra ao Mérito Desportivo.
Na cerimónia, Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação, que tutela a pasta do desporto anunciou que «o Governo decidiu atribuir, a título póstumo, a mais alta distinção desportiva nacional, o Colar de Honra ao Mérito Desportivo», ao motociclista de Esposende, enaltecendo «a marca de água de ética e de altruísmo» de Paulo Gonçalves.
A distinção foi entregue ao presidente da Federação Portuguesa de Motociclismo, Manuel Marinheiro, em representação do malogrado atleta.
O evento encerrou com a entrega do Prémio Alto Prestígio da CDP ao Prof. Dr. António Gentil Martins e à Unidade de Medicina Desportiva e de Treino do CAR Jamor.
Artigos relacionados:
Divulgados os finalistas do prémio “Desportistas do Ano”