Em noite de Santo António, na Avenida da Liberdade, o trânsito vai circular normalmente e poucas pessoas se veem. Onde estão os holofotes, a música, as pessoas que se acotovelam para ver a marcha do seu bairro a descer a Avenida?
A tradicional noite de Santo António, em que Lisboa sai para rua, para cantar e dançar ao som das marchas populares que descem, com orgulho a Avenida da Liberdade, este ano ficou adiada.
Adiada, porque a pandemia que nos mudou a vida, não permite que nos juntemos em alegres bailaricos e arraiais tão típicos da nossa Lisboa. Distanciamento social e mascaras, não se coadunam com as festas populares de Lisboa.
E assim os casamentos de Santo Antonio, as marchas, os arraiais e as sardinhadas, foram canceladas … adiadas para 2021.
“Amália é Lisboa”
A tristeza é unânime, mas os Lisboetas não desanimam e preparam para 2021, um Santo Antonio, que será certamente, mais alegre, mais colorido, mais festejado! “Amália é Lisboa”, o tema escolhido para 2020, transita para 2021.
Com mais tempo para preparar as coreografias e os figurinos, certamente que para o próximo ano possamos assistir a marchas ainda mais surpreendentes.
Recordar
Até lá e porque “recordar é viver” revisitamos em vídeo e fotos as marchas que ‘aqueceram’ outras inesquecíveis noites de Santo António.
Artigos relacionados:
“Amália Rodrigues” é o tema das Marchas Populares 2020 – Uma homenagem da cidade à diva do fado.
Alfama vence pela terceira vez consecutiva Marchas Populares de Lisboa
Marchas Populares 2017 – Desfile na Avenida dita vitória a Alfama