“Amália Rodrigues” é o tema das Marchas Populares 2020 – Uma homenagem da cidade à diva do fado.

Decorreu esta terça-feira, (15), a cerimónia de entrega dos troféus das Marchas Populares de Lisboa de 2019, onde também foi divulgado por Fernando Medina, que “Amália Rodrigues” será o tema das Marchas Populares de 2020, ano em que se celebra o centenário do nascimento da fadista.

Marchas Populares Lisboa
“Amália Rodrigues” é o tema das Marchas Populares 2020 - ©

O evento contou ainda com a presença de Catarina Vaz Pinto, vereadora do pelouro da cultura da CML, da presidente do Conselho de Administração da EGEAC, Joana Gomes Cardoso, dos membros do júri, e dos representantes das coletividades e presidentes das juntas de freguesia.

A grande vencedora da 87ª edição das Marchas de Lisboa 2019, foi a Marcha do Alto do Pina, seguida pelas Marchas de Alfama e da Penha de França. O Alto do Pina arrecadou ainda os prémios de melhor letra, ex-aequo com a Marcha do Bairro Alto e o galardão para o melhor figurino foi entregue ex-aequo às Marchas de São Vicente e de Alfama. São Vicente e Carnide venceram em conjunto a melhor cenografia e a Mouraria viu ser-lhe atribuído o prémio de melhor musicalidade.

Foi também lançado o desafio a todos os organizadores das marchas, que no próximo ano utilizem materiais ambientalmente sustentáveis, já que Lisboa será a Capital Verde da Europa em 2020.