Depois de uma qualificação que o deixou na 17ª posição com a KTM RC16 e face à elevada temperatura que se fez sentir ao longo de todo o fim‑de‑semana na Andaluzia, Miguel Oliveira e a sua equipa técnica conseguiram melhorar a afinação da moto para enfrentar as 25 voltas ao circuito Jerez de La Frontera que acolhe as duas primeiras rondas do campeonato. No ‘warm-up’ Oliveira mostrou consistência e rapidez, confirmando depois essas indicações ao longo da corrida.
Arrancando no 15º posto na grelha devido à ausência de dois pilotos lesionados rapidamente Oliveira escalou até ao 10º posto da geral onde já estava na quinta volta fruto das ultrapassagens que foi fazendo a alguns dos seus adversários. Na sétima volta era nono lutando por essa mesma posição com o seu ídolo de infância – Valentino Rossi – a quem foi ganhando terreno de forma gradual até consumar a manobra de ultrapassagem na 18ª volta. Na fase final da corrida acabou por ascender ao oitavo posto, lutando ainda nos derradeiros momentos pelo sétimo lugar.
‘Foi um final de fim‑de‑semana muito, muito feliz. Depois de lutar um pouco nos treinos penso que merecíamos o resultado positivo. Começar a época com um Top 10 é melhor do que esperávamos. Naturalmente que temos ainda muito a fazer para a próxima corrida, mas estou satisfeito com a minha performance, a forma como a equipa reagiu depois de uma qualificação dificil, e estou muito feliz por dar este resultado a eles. Eles merecem, foi também a minha primeira corrida depois de Motegi no ano passado. Estou feliz e espero poder melhor no próximo fim‑de‑semana.’
Miguel Oliveira soma assim os primeiros oito pontos da temporada em Jerez de La Frontera e arranca o seu segundo ano no mundial MotoGP com um brilhante oitavo posto que pretende melhorar dentro de uma semana novamente no circuito de Jerez de La Frontera que recebeu este arranque de época 2020.
Artigo relacionado:
Miguel Oliveira: Finalmente arranca amanhã a época de 2020 de MotoGP