Miguel Oliveira: Finalmente arranca amanhã a época de 2020 de MotoGP

Começa amanhã em Jerez de la Frontera,Espanha, aquele será o fim‑de‑semana do 147º GP na carreira de Miguel Oliveira.

Miguel Oliveira
Miguel Oliveira: Finalmente arranca amanhã a época de 2020 de MotoGP - ®DR/RBCP

O Circuito de Jerez de La Fontera marcará o final de um jejum de corridas que para Miguel Oliveira dura desde 20 de Outubro de 2019 – o seu último GP foi o do Japão no passado ano – e 265 dias desde que pela última vez esteve numa sessão de treinos do programa oficial de uma prova do campeonato do mundo, 26 de Outubro de 2019 na Austrália.

Recuperado das lesões que lhe condicionaram a segunda metade da época de estreia no campeonato e com uma KTM RC16 que se mostrou competitiva nos recentes testes de Misano e no dia de ontem já no traçado andaluz, é por isso com forte ambição que o piloto almadense vai entrar em pista.

‘Para já foi muito bom ontem termos conseguido andar com a grelha toda e ter uma ideia mais real do que seria um fim‑de‑semana e a performance da nossa moto aqui. É bom fazer já esta espécie de treino livre zero para termos a noção das dificuldades que iremos apanhar este fim‑de‑semana sobretudo porque na altura em que ou testamos ou fazemos a corrida aqui o clima está sempre mais ameno do que agora. Neste momento está simplesmente demasiado calor e essa será a maior dificuldade e o maior desafio para ultrapassar nos dois fins-de-semana consecutivos que vamos estar aqui.’

As elevadas temperaturas que se fazem sentir na Andaluzia podem mesmo ser o ‘adversário’ principal do piloto da KTM Tech3, ontem o oitavo mais rápido no final do teste já realizado no asfalto do primeiro palco da época 2020. Travar e acelerar não serão ‘manobras’ fáceis sob condições tão exigentes.

‘Para já com a configuração com que chegámos aqui, de Misano, essa foi logo a primeira dificuldade. Primeiro perceber o ajuste que temos que fazer para ter uma boa ‘paragem’ durante a travagem e a outra foi efectivamente poder ir buscar a aderência máxima possível, que nesta condições é sempre difícil mas temos que conseguir o melhor compromisso possível.’

Miguel Oliveira
Miguel Oliveira – ®DR/RBCP

Miguel Oliveira irá amanhã enfrentar as duas primeiras sessões de treinos livres no circuito da Andaluzia, com a primeira a iniciar-se ás 09h55 e a segunda ás 14h10, hora de Portugal Continental.

 

aNOTÍCIA.pt