Marinha faz salvamento com evacuação médica ao largo da ilha da Madeira

A Marinha coordenou esta quinta-feira uma operação de salvamento, evacuação e resgate médico de um tripulante da embarcação de pesca “Lontra Marinha” que se sentiu indisposto.

Marinha salvamento evacuação
Marinha faz salvamento com evacuação médica ao largo da ilha da Madeira - ®DR

O pedido de salvamento e evacuação foi recebido no Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo da Marinha às 10h57m através de contacto telefónico da Proteção Civil, tendo sido encaminhado para o INEM – Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar), entidade com competência para avaliar a situação clínica e por determinar qual a modalidade de evacuação.

A embarcação de pesca “Lontra Marinha “, de bandeira Portuguesa, encontrava-se a navegar a 30 milhas náuticas, mais de 55 km, a sudeste da Ilha da Madeira. O resgate do tripulante, do sexo masculino com 43 anos de idade, foi realizado por via marítima através da embarcação do Instituto de Socorros a Náufragos, a ISN-SR40, que desembarcou a vítima no cais do Caniçal, às 13h32. No local encontrava-se uma ambulância dos Bombeiros Municipais de Machico, previamente ativada pelo Serviço Regional de Proteção Civil, que encaminhou o paciente para o Centro de Saúde de Machico.

A Marinha conduziu a operação de salvamento e evacuação através do Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal, em coordenação com o Capitão do Porto do Funchal e em articulação com o Serviço Regional de Proteção Civil.

O Subcentro de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal é um dos órgãos do Serviço de Busca e Salvamento Marítimo, que funciona no âmbito da Marinha e é o serviço responsável pelas ações de busca e salvamento relativas a acidentes ocorridos com navios ou embarcações.

 

Último artigo relacionado:

Marinha faz resgate de tripulante com AVC ao largo do Cabo da Roca