O alerta foi recebido pela Marinha no Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), Açores, no dia 27 de setembro, a informar que um tripulante de 47 anos de idade apresentava uma sintomatologia compatível com um enfarte e necessitava de cuidados médicos imediatos.
O navio Sines foi empenhado para o local cerca das 08h15 (horas locais) do dia 27 de setembro, tendo chegado à área de operações cerca das 08h20 (horas locais) do dia 28 de setembro, onde efetuou o resgate do tripulante.
Após o resgate, o navio navegou em direção à Ilha Terceira por forma a alcançar o raio de ação do helicóptero EH-101 da Força Aérea. Nesse momento, o tripulante foi transferido para a aeronave, cerca das 17h00 do dia 28 de setembro, tendo sido posteriormente transportado para a Base Aérea das Lajes, na Ilha Terceira.
A aeronave aterrou cerca das 18h50 (horas locais), tendo o tripulante sido transportado para o Hospital Santo Espírito, na Ilha Terceira.
A operação de resgate foi coordenada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lajes (RCC Lajes), e envolveu o navio da Marinha NRP Sines, duas aeronaves da Força Aérea (EH-101 e C-295) e uma ambulância do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.
Artigos relacionados:
Marinha faz salvamento com evacuação médica ao largo da ilha da Madeira
Marinha faz resgate de tripulante com AVC ao largo do Cabo da Roca