Marinha salva 86 pessoas nos primeiros seis meses de 2020

Marinha salva 86 pessoas nas 166 ações de busca e salvamento realizadas nos primeiros seis meses de 2020.

Marinha salva 86 pessoas
Marinha salva 86 pessoas nos primeiros seis meses de 2020

Em comunicado hoje difundido, a Marinha deu a conhecer que fruto de 166 ações de busca e salvamento realizadas nos primeiros seis meses de 2020, salva 86 pessoas, o que representa uma taxa de sucesso do Serviço de 100%.

O comunicado regista ainda a existência de 67 falsos alertas, que se ficam a dever, na maioria das vezes, à incorreta utilização dos equipamentos de segurança a bordo, nomeadamente, as radiobalizas e o digital Selective call (DSC) dos navios ou embarcações, que emitem os alertas.

De referir que todas as ações foram realizadas através dos Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa e de Ponta Delgada e ainda do Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento do Funchal, em colaboração com a Força Aérea Portuguesa, a Autoridade Marítima Nacional, o INEM – Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar), entre outras.

Os Centros Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo nacionais são operados por militares da Marinha num regime de trabalho de 24 horas por dia e 7 dias por semana, garantindo a coordenação de todas as ações “search and rescue” nas Regiões de Busca e Salvamento Nacionais.

Saliente-se que a área de responsabilidade nacional de busca e salvamento marítimo totaliza cerca de 6.000.000 Km2, o que equivale a 63 vezes a área terrestre nacional. 

 

aNOTÍCIA.pt