A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), coordenou, hoje, dia 18 de novembro, o resgate de um pescador ferido que se encontrava a bordo da embarcação de pesca “Joana Cunha”, de bandeira portuguesa, a navegar a cerca de 265 milhas náuticas (491 quilómetros) a sudoeste da Ilha Terceira.
O tripulante, um homem de 33 anos e nacionalidade indonésia, apresentava ferimentos graves na mão direita provocados por um anzol, a necessitar de cuidados médicos. O NRP António Enes foi empenhado de imediato para prestar apoio no local.
O resgate foi efetuado pela aeronave EH-101 da Força Aérea Portuguesa (FAP), que transportou o paciente para o aeroporto das Lajes, na Ilha Terceira, onde aterrou às 16h19 (horas locais). O paciente foi posteriormente transferido para o hospital do Santo Espírito, na ilha Terceira.
Na operação de resgate, a sudoeste da Ilha Terceira, do pescador ferido, estiveram envolvidos o MRCC Delgada, o RCC Lajes, o NRP António Enes, duas aeronaves da FAP (EH-101 e C-295) e uma ambulância do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.
Sobre Marinha Portuguesa:
A Marinha Portuguesa, também conhecida, de modo não oficial, como Armada Portuguesa, é o ramo das Forças Armadas Portuguesas que tem por missão cooperar, de forma integrada, na defesa militar de Portugal, através da realização de operações navais. A Marinha desempenha também missões no âmbito dos compromissos internacionais assumidos por Portugal, bem como missões de interesse público.
Componentes não militares, responsáveis pelas áreas da autoridade e segurança marítima, a investigação e os assuntos culturais relacionados com o Mar, estão também incluídos na Marinha Portuguesa.
Artigos relacionados:
Resgate em alto mar nos Açores de cidadão de nacionalidade chinesa