Salvamento marítimo com resgate em alto mar nos Açores

O MRCC Delgada coordenou este sábado o salvamento marítimo com resgate de um tripulante de embarcação com pavilhão maltês

Salvamento marítimo Açores
Salvamento marítimo com resgate em alto mar nos Açores - ®DR

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lajes (RCC Lajes), coordenou, desde cerca das 09h30 (horas locais) da manhã de hoje, dia 19 de setembro, o salvamento marítimo e resgate de um tripulante do navio mercante “Zim Monaco”, com bandeira de Malta, a navegar a cerca de 325 milhas náuticas (602 km) a nordeste da Ilha Terceira, Açores.

​​​​​O tripulante, com 20 anos e nacionalidade ucraniana, apresentava sintomas de apendicite aguda, com fortes dores no abdómen, a necessitar de cuidados médicos imediatos.

​O resgate foi efetuado pela aeronave EH101 da Força Aérea Portuguesa (FAP), que transportou o paciente para a Base Aérea das Lajes, na Ilha Terceira, onde aterrou cerca das 16h30 (horas locais). O paciente foi posteriormente transferido para o Hospital Santo Espírito, na ilha Terceira.

Estiveram envolvidos nesta operação de salvamento marítimo o MRCC Delgada, o RCC Lajes, duas aeronaves da FAP (EH-101 e C-295) e uma ambulância do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada é um dos órgãos do serviço de busca e salvamento marítimo, que funciona no âmbito da Marinha e é o serviço responsável pelas ações de busca e salvamento relativas a acidentes ocorridos com navios ou embarcações, no mar.

 

Artigos relacionados: 

Marinha faz salvamento com evacuação médica ao largo da ilha da Madeira

Marinha faz resgate de tripulante com AVC ao largo do Cabo da Roca