Resgate em alto mar nos Açores de cidadão de nacionalidade chinesa

O MRCC Delgada coordenou resgate em alto mar, a sudoeste da Ilha do Faial, Açores, de tripulante de navio com pavilhão panamiano

Resgate em alto mar nos Açores
Resgate em alto mar nos Açores de cidadão de nacionalidade chinesa - ®DR

A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), Açores, em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lajes da Força Aérea, coordenou, desde as 10h59 (horas locais) de segunda-feira, dia 26 de outubro, o resgate, em alto mar, de um tripulante masculino de 48 anos, de nacionalidade chinesa, que se encontrava a bordo do navio mercante “PACIFIC MYRA”, com bandeira do Panamá, a navegar a cerca de 655 milhas náuticas (1 213 quilómetros) a sudoeste da Ilha do Faial.

​​​O tripulante apresentava fortes dores na cabeça e peito, com paralisia nos membros superiores, a necessitar de cuidados médicos imediatos.

O resgate foi efetuado pela aeronave EH101 da Força Aérea Portuguesa (FAP), que transportou o paciente para a Base Aérea das Lajes, na Ilha Terceira, onde aterrou às 00h25 (horas locais) de hoje, dia 28 de outubro. O paciente foi posteriormente transferido para o Hospital Santo Espírito, na ilha Terceira.

​Estiveram envolvidos nesta operação o MRCC Delgada, o RCC Lajes, duas aeronaves da FAP (EH-101 e C-295) e uma ambulância do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada é um dos órgãos do serviço de busca e salvamento marítimo, que funciona no âmbito da Marinha e é o serviço responsável pelas ações de busca e salvamento relativas a acidentes ocorridos com navios ou embarcações, no mar.

 

Artigos relacionados:

Salvamento marítimo com resgate em alto mar nos Açores

Força Aérea procede a resgate de pescador ao largo dos Açores