Miguel Monteiro bate, de novo, o recorde do mundo no lançamento do peso, fixando-o em 11,60 metros. O atleta da Casa do Povo de Mangualde, que é campeão da Europa e este verão conquistou a medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, nos quais o seu anterior recorde mundial de 11,01 metros foi batido três vezes, participou na tarde de hoje na prova extra de lançamento do peso 4 kg adaptado dos Campeonatos de Portugal de Pista Coberta, em Pombal, conseguindo bater a melhor marca mundial de sempre por 43 centímetros, que pertencia ao russo Denis Gnezdilon, ao terceiro lançamento e fazendo, ao quinto lançamento, de 11,47 metros, a segunda melhor marca mundial de sempre.
Emocionado, no final, Miguel Monteiro disse que “o ambiente e o apoio sentidos em Pombal ajudaram a soltar e a conseguir fazer esta marca”. Depois de em Tóquio ter visto o seu anterior recorde batido por três vezes, o recordista do mundo confessou que isso “deu um boost adicional” para se superar e “voltar a conquistar o recorde”. Já com Paris 2024 no pensamento, Miguel Monteiro adiantou que vai “continuar a trabalhar para melhorar cada vez mais e estar ao mais alto nível nos grandes palcos internacionais”.
De referir que Miguel Monteiro bate o recorde do mundo na 36.ª edição dos Campeonatos de Portugal em Pista Coberta, que se realizou este fim-de-semana (26 e 27 de fevereiro), em Pombal.
Artigos relacionados:
Jogos Paralímpicos: Miguel Monteiro conquista medalha de bronze em Tóquio