Presidente da República condecorou os atletas olímpicos Pedro Pichardo e Jorge Fonseca e os paralímpicos Miguel Monteiro e Norberto Mourão

Os atletas olímpicos Pedro Pichardo e Jorge Fonseca e os paralímpicos Miguel Monteiro e Norberto Mourão foram esta terça-feira condecorados pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Presidente da República condecorou os atletas olímpicos
Presidente da República condecorou os atletas olímpicos Pedro Pichardo e Jorge Fonseca e os paralímpicos Miguel Monteiro e Norberto Mourão - ®DR/PR

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou, esta terça-feira, os atletas olímpicos Pedro Pichardo e Jorge Fonseca e os paralímpicos Miguel Monteiro e Norberto Mourão, medalhados nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, realizados no verão de 2021. A cerimónia decorreu no Palácio de Belém, onde o presidente do Comité Olímpico, José Manuel Constantino, também foi agraciado.

Na cerimónia em que o Presidente da República condecorou os atletas olímpicos, estiveram ausentes Patrícia Mamona (prata no triplo-salto) e Fernando Pimenta (bronze na canoagem K1- 1100m masculinos), por se encontrarem em estágio. Ambos receberão as condecorações noutro momento protocolar.

O atletismo olímpico e paralímpico esteve uma vez mais nos salões do Palácio de Belém, por ocasião da receção e da cerimónia de condecoração a dois dos seus mais destacados representantes: o campeão olímpico Pedro Pichardo e o medalhado de bronze paralímpico Miguel Monteiro.

Na cerimónia, Marcelo Rebelo de Sousa, salientou os bons serviços prestados a Portugal pelos condecorados, referindo “Temos aqui quatro campeões e isso é muito prestigiante para Portugal. Queria, por isso, agradecer-vos pelos momentos de felicidade que nos deram no ano de 2021”.

O campeão olímpico de triplo-salto, Pedro Pichardo, recebeu a Grã-Cruz da Ordem do Mérito, e o medalhado de bronze de lançamento do peso nos Jogos Paralímpicos, Miguel Monteiro, foi agraciado como Comendador da Ordem do Mérito. Jorge Fonseca, medalha de bronze na categoria de -100kg, foi condecorado com a distinção de Comendador da Ordem do Infante Dom Henrique e Norberto Mourão, medalha de bronze nos 200 metros VL2 da canoagem recebeu a distinção de grau de Comendador da Ordem do Mérito.

No final da cerimónia, Pedro Pichardo, campeão olímpico do triplo-salto, reconhecia o grande “significado que tem esta distinção tão grande, que me deixa muito orgulhoso. Ser distinguido pelo senhor Presidente da República é muito importante para mim e para a modalidade, para que possamos continuar a trabalhar juntos e a levar ainda mais alto o atletismo”, mais à frente, em jeito de confidência e de descontração, o “desejo de lutar pelos triunfos nos Mundiais de atletismo, quer em pista coberta quer ao ar livre, a ver se consigo mais distinções…”

Para o lançador Miguel Monteiro, “esta distinção é muito especial, pois poucos são os atletas que podem orgulhar-se de serem condecorados pelo Presidente da República, que assim demonstra que está atento ao desporto paralímpico e olímpico. Isto motiva-nos para continuar a trabalhar, porque não queremos ficar por aqui”.

O judoca Jorge Fonseca sublinhou que “É uma honra e estou muito feliz por ter recebido este prémio e espero repetir daqui a uns anos. Significa muito, é o valor do meu trabalho, o reconhecimento do Presidente da República pelo país”.

Por sua vez o atleta paralímpico Norberto Mourão, defendeu que a atribuição do grau de Comendador da Ordem do Mérito é “algo extraordinário. É um momento alto, em que viemos ter com o nosso Presidente para sermos condecorados por uma pessoa que nos deu tanto apoio, desde início, e fez questão de estar connosco antes de irmos para Tóquio. Para nós é um orgulho estar aqui presente e ser condecorado”.

A breve cerimónia foi testemunhada pelo presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, pelo ministro da Educação, Brandão Rodrigues, pelos familiares dos atletas e pelos representantes do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, que também foi condecorado, pelo secretário geral, José Manuel Araújo, e o Chefe de Missão a Tóquio, Marco Alves do Comité Paralímpico de Portugal, o seu presidente, José Lourenço, o vice-presidente, Luís Figueiredo, e a Chefe de Missão a Tóquio, Leila Marques Mota, o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, Vitor Félix, Presidente da Federação Portuguesa de Canoagem entre outros dirigentes federativos.

aNOTÍCIA.pt