Jogos Paralímpicos: Miguel Monteiro conquista medalha de bronze em Tóquio

Miguel Monteiro conquistou na madrugada de hoje, 29 de agosto, a medalha de bronze no lançamento do peso F40 dos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020

Miguel Monteiro nos Jogos Paralímpicos
Jogos Paralímpicos: Miguel Monteiro conquista medalha de bronze em Tóquio - ®DR

A participação do paratletismo português nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 começou hoje, 29 de agosto, da melhor forma com Miguel Monteiro a conquistar a medalha de bronze no lançamento do peso F40. Miguel Monteiro, até ao início dos Jogos Paralímpicos era o detentor do recorde do mundo da disciplina

Esta foi uma prova marcada por bons resultados, na qual o recorde do mundo do português foi batido por três vezes, começando com o campeão mundial, o russo Denis Gnezdilov, logo no primeiro ensaio, a lançar 11,02 metros, mais um centímetro do que a melhor marca mundial de sempre. Gnezdilov haveria ainda de melhorar a marca no sexto e último ensaio, de consagração do título de campeão paralímpico, com um lançamento de 11,16 metros, mais um centímetro do que o iraquiano Garah Tnaiash, que no seu sexto ensaio lançou 11,15 metros, ficando na frente da prova, mas terminando na segunda posição, com a medalha de prata, depois de o russo superar a sua marca.

O português, campeão da Europa em título, treinado por João Mendes, que na paraolimpíada anterior, no Rio de Janeiro, em 2016, obteve o quinto lugar, abriu o concurso com 10,45 metros, lançamento que o posicionou no quarto lugar. Depois de dois lançamentos nulos, Miguel Monteiro lançou o engenho a 10,37 metros, para no quinto ensaio, com 10,76 metros, conquistar a sua melhor marca na competição, subindo à terceira posição, que manteve até ao final, terminando com um lançamento de 10,68 metros, no sexto ensaio.

No final da sua prestação, Miguel Monteiro mostrou-se satisfeito com a conquista da sua primeira medalha paralímpica. “Foi uma competição renhida, poderia ter sido melhor, claro que um atleta procura sempre mais. Esta medalha é de Portugal, é de Mangualde, é da nossa equipa da Casa do Povo [de Mangualde]”, disse.

Está conquistada a primeira medalha portuguesa nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020, que se soma aos cinco diplomas paralímpicos e cinco recordes nacionais já alcançados pelos atletas nacionais até ao momento na competição.

O paratletismo português volta a entrar em ação amanhã, 30 de agosto, às 10h49 e às 11h15, respetivamente, com Sandro Baessa e Carina Paim a disputarem as eliminatórias dos 400 metros T20.

aNOTÍCIA.pt