Miguel Araújo apresentou, ao público, “Giesta”


Miguel Araújo, um dos cantautores mais conhecidos e acarinhados pelo público português, apresentou ontem “Giesta”, o seu mais recente trabalho, num miniconcerto à porta dos icónicos Armazéns do Chiado, integrado nas Festas de Lisboa’17.

“Giesta” o terceiro álbum de originais de Miguel Araujo, é composto por doze musicas, que trazem memórias da sua infância e adolescência vividas no Porto, principalmente em casa da sua avó paterna, na zona da Giesta onde viveu até aos 10 anos.

Com a simplicidade e boa disposição que lhe é peculiar, Miguel Araujo, foi relembrando que “Via Norte” foi escrita a pensar na estalagem onde os pais o levavam ao fim de semana e onde aprendeu a nadar na piscina que lá existia. Que “Meio Conto”, relata a primeira vez que veio a Lisboa, com mais ou menos 14 anos.

Para alem de “Via Norte”, “Meio Conto”, “Lurdes, Valsa Lenta”, “Sangemil” e ” Axl Rose” (todas elas faixas do seu último trabalho), Miguel Araújo, presenteou as muitas centenas de pessoas que enchiam a Rua Garret, em Lisboa, com as tão aclamadas ”Romaria”, “Balada Astral”, “Será Amor” e “Fado Dançado”, tema escrito para o reportório de Ana Moura.

O espetáculo chegava ao fim, mas faltava um tema que todos queriam ouvir. “1987” o primeiro single do novo álbum, que conta as aventuras de Miguel no Porto, as visões do passado que o cantor quis imortalizar numa canção. Mal os primeiros acordes soaram, em uníssono, toda aquela ‘mole humana’ começou a cantar “87 Dentes de leite. E uma chiclete. Dentro dum sorvete. Doce de leite, doce deleite sob o sol 87, o troco vai em chiclas de mentol “ ….. Miguel Araújo, perplexo, comentava “isto saiu agora!!!” e nós, pelo que presenciávamos, atrevemo-nos a dizer que este é já mais um êxito a somar a tantos outros que preenchem a sua carreira.

A rua tinha de ser aberta ao trânsito, mas o público não arredava pé pedindo “só mais uma!”. Miguel Araújo, acedendo, voltou ao palco, para interpretar “O Pica do Sete”. Não o conseguiu, limitando-se a acompanhar o tema que entusiasticamente era cantado por uma imensa multidão que enchia por completo toda a Rua Garret.

Neste ‘miniconcerto ‘, de mais de uma hora, Miguel Araújo foi acompanhado por Joana Almirante, João Martins, Diogo Santos e Sofia Gomes.